Mais um movimento tectônico na área da tecnologia: O Conselho do Yahoo! aprova a aquisição do site de blogs Tumblr por US$ 1,1 bilhão.
O Tumblr tem mais de 100 milhões de blogs criados e mais de 50 bilhões de postagens, e no público jovem a sua maior concentração de escribas e de audiência. Já o Yahoo!, antigo líder do segmento de buscas pela internet busca espaços entre os muito grandes, e essa compra faz parte do agressivo posicionamento que a CEO Marissa Mayer, ex-Google, criou desde que assumiu a empresa, há cerca de um ano.
Não é tarefa fácil, pois o Google acaba de anunciar dezenas de importantes novidades, e conta com a indiscutível liderança nas plataformas móveis, graças às 500 milhões de unidades novas Android, só nos últimos 12 meses.
Mas risco e ousadia precisam estar presentes no mundo da tecnologia digital. Se nada fosse feito, o Yahoo! definharia até acabar ou ser absorvido por outra empresa. Risco não totalmente eliminado, talvez apenas adiado.
Caso o processo de absorção do Tumblr seja bem executado, sem espantar sua gigantesca clientela, e o “rejuvenescimento” do Yahoo! não dê urticárias nos veteranos que o mantém vivo, a sinergia pode ser incrivelmente positiva.
De um lado, faltava ao Yahoo tanto o público mais jovem e hiper-conectado e acostumado com os dispositivos móveis, quanto uma plataforma popular de blogs. Do outro, o Tumblr estava no topo da lista das preferências dos blogueiros, mas faltava-lhe complementariedade das ferramentas de buscas e de redes sociais, coisas que o Yahoo tem.
Marissa é clara, aos tumbleiros: fiquem comigo, que eu garanto que essa cultura descolada que tanto encanta vocês será preservada e fortalecida. Parece que o medo maior do Yahoo é da fuga da audiência do Tumblr, não da reação conservadora de seus clientes atuais.
É desse tênue equilíbrio de propostas que vão surgir as noites mal dormidas e as brigas internas na reacomodação da nova realidade.
Enquanto isso, os concorrentes vão procurar mostrar que o modelo Yahoo + Tumblr é manco e não faz sentido, para poderem crescer e criar mais dependência aos seus bilhões de clientes.
Eu torço que essa fusão dê certo, em nome da liberdade de escolha e da concorrência acirrada, que é benéfica para nós, consumidores de tecnologia.
[…] atrás, comentava sobre a agressividade de Marissa Mayer, ex-Google e agora CEO do Yahoo, na compra da rede social Tumblr. Pois bem, a onda parece não parar e sinaliza que o Yahoo quer mesmo voltar a brigar com os […]