Essa aposta da TESLA MOTORS de construir uma imensa fábrica de baterias para seus super-carros elétricos e para as futuras baterias residenciais (PowerWalls?) parece coisa de doido, mas pode ser uma importante ruptura tecnológica que assistimos.
No Brasil, conhecemos bem pouco da tecnologia de carros híbridos, apenas com algumas poucas –e sobretaxadas– importações. Sobre carros elétricos, pouco se vê além de carrinhos para campos de golfe…
Mas existe um futuro tanto para carros movidos a eletricidade como para baterias para ajudar no funcionamento de residências. E parece que a solução está nas conhecidas baterias de ions de lítio, como as que geram energia para nossos laptops, smartphones e tablets, só que mais evoluídas e muito, mas muito maiores…
O Tesla elétrico já é um sucesso de mercado, anda rápido que nem uma Ferrari e é lindo! O Tesla 3, modelo 2017, ficará assim, com baterias já produzidas na nova planta:
Já o projeto das baterias domésticas parece um delírio de um louco, não fosse a acertada com os carros e… a Tesla ter nascido no Vale do Silício. Faz sentido?
Pois agora, a Tesla constrói essa gigafábrica perto de Reno, Nevada, com um investimento de US$ 5 bilhões, numa região economicamente deprimida dos Estados Unidos, no meio do nada. Isso, em reais, é mais do que R$ 15 bi. Para uma fábrica de baterias, que usará muita energia solar renovável, como dá para ver na maquete. Aposta pesada, mas que pode dar certo.
Quer saber mais? Assista ao vídeo HD filmado por um drone que sobrevoou a planta em construção. Note o tamanho da fábrica, quando comparado com os caminhões que estão por perto. E com 2 andares, vai fazer muita bateria.
Vai dar certo? Não sei, mas estou curioso para saber os resultados.
[…] Há 2 anos, fiz uma postagem, animado com o projeto mas ao mesmo tempo um pouco cético: https://guymanuel.com/tesla-sucesso-nos-carros-eletricos-constroi-gigafabrica-de-baterias/ […]