Falar é fácil, explicar é que é mais complicado…

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, falou nesta segunda, 20, a estudantes de direito de uma faculdade de Brasília. Foi ácido na sua avaliação do trabalho dos congressistas e criticou a submissão do legislativo ao executivo federal.

Em outros tempos, a opinião pessoal de um presidente do STF numa palestra poderia até passar desapercebida, ou notada apenas por uma parte da platéia que estivesse prestando atenção. Polêmica, se houvesse, seria restrita ou iria minguando pelo tempo necessário para cair no esquecimento.

Não mais. Minutos após Barbosa emitir suas opiniões, vídeos começaram a pipocar, as redes sociais viralizaram sua fala e a imprensa amplificou a quantidade de pessoas informadas, inclusive retratando a enorme repercussão, com comentários desde os radicalmente contrários aos ferrenhos favoráveis ao raciocínio do chefe do poder judiciário.

Episódios análogos se repetem aos milhares, a cada dia, mundo afora. Celebridades não podem mais desabafar, discordar, ou fugir do script básico que delas se espera. Líderes políticos, chefes de poderes (caso do presidente do STF) e CEOs de empresas de destaque, por mais que se esforcem, acabam caindo na rede de forma diferente do seu papel original.

Situações como essa em Brasília nem precisam da colaboração de hackers, desafiam regras, protocolos e contextos e acabam desgastando os personagens, que depois precisam ficar dando explicações do tipo “não foi bem isso que eu disse, ou pretendi dizer“. A internet potencializou de forma brutal as estruturas voltadas ao rastreamento de falas e suas repercussões, e muitos famosos contam com pequenos exércitos de especialistas que ficam monitorando tudo o que acontece à volta do chefe e providenciando ações corretivas.

Com a próxima chegada da rede 4G e o tráfego de videos de alta definição a partir de dispositivos móveis, os que estão sob as luzes da fama vão ficar ainda mais expostos.  É a tecnologia, mais uma vez, transformando comportamentos, criando novas referências, medindo a opinião de milhões de pessoas em tempo absolutamente real.  

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: