Dançando na nuvem

dancecloudDançando nas nuvens” é uma música melosa, daquelas que tocam no avião em voo internacional, com a intenção de acalmar passageiros medrosos ou ansiosos, normalmente acompanhada de um vídeo com lindas paisagens, flores desabrochando, cavalos imaculadamente brancos andando em slow motion por pradarias infinitas.

No mundo da tecnologia de 2013, já é possível dançar na nuvem. De um jeito ou de outro. A escolha é sua.

Sem que nos demos conta, os serviços de nuvem (cloud services) tornam-se cada vez mais disponíveis, acessíveis para quem tem um bom plano de banda larga e tem várias vantagens sobre os programas equivalentes que usamos nos computadores.

Hoje eu falo de um tipo: armazenamento de arquivos na nuvem. Você vai acabar optando por um ou mais dos seguintes aplicativos: o independente Dropbox, o todo poderoso Google Drive, o iCloud da Apple e o recém chegado SkyDrive, da Microsoft.

Todos oferecem uma franquia de 2 a 10 Gb de armazenamento, e cobram por uso adicional. E não é caro, equivale a uma fração de um HD externo da mesma capacidade, e está lá longe, mas teoricamente seguro.

O problema da indisponibilidade eventual do serviço não é o caos, se você não depender só desses serviços para acessar seus arquivos, mas incomoda.

A segurança dos seus arquivos na nuvem também pode ser burlada, mas é mais seguro tê-los por lá do que em casa.

Sabe então onde a coisa pega? Na prática, você acaba usando mais de um serviço por conta dos aplicativos que são atrelados a cada um  de forma privilegiada, à exceção do Dropbox, que é apenas um repositório de dados.

Com vários serviços na nuvem, com muitos gigas de disponibilidade, você acaba ficando perdulário com o espaço e grava um monte de lixo ou então versões diferentes de um mesmo documento, e não tem como recuperar quando necessário.

É que nem você ter mais de uma casa (onde você mora, a casa da praia, a da mamãe, a do papai) e um pouquinho das roupas em cada uma. E livros idem, E fotos, e geringonças, e acessórios das geringonças… Quem é 100% organizado que atire a primeira pedra!

Em resumo: usem os serviços de nuvem, eles são bons, confiáveis, seguros, baratos e convenientes. Não requerem prática nem habilidade, apenas um pouco de organização. Comecem pelo limite das franquias ofertadas, não custa nada) e partilhe, se for o caso, com seus amigos.

Aí ou você dança feliz ou dança de vez!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: