Os limites da selfie

A onda avassaladora de auto-retratos usando smartphones, nome já globalizado como selfie, ganhou força neste verão brasileiro e inverno no hemisfério norte com os selfie-sticks, ou paus de selfie

As reações começaram por problemas causados em teatros, cinemas, espaços de shows, sem contar as festas e baladas, onde muita gente parece mais interessada em registrar sua presença e postar nas redes sociais do que no evento propriamente dito.

Nos estádios de futebol, então, o pau de selfie passou a ser considerado como arma em potencial para briga de torcidas, e já foi banido em muitos deles.

A quantidade de selfies gerados pelos narcisistas de plantão já está na casa da centena de bilhão. Muita coisa registrada, pouco tempo para ver e ser visto.

Mas também surgem relatos de acidentes com carros, bicicletas e motos, sem falar em pedestres caindo de pontes e topo de montanhas ao tentarem se fotografar naquele local único. Muitos relatos, muitos estudos, muitas teses para psicólogos, neurologistas, estudiosos em geral.

Recentemente, um aviãozinho particular sofreu um acidente após decolar de um aeroporto na região de Denver, no Colorado. Sem razão plausível, o piloto e o avião devidamente OK, o voo liberado pela torre de controle e… crash!

NTSB-Selfie-PilotSurge agora uma hipótese com bastante fundamentos, após análise dos destroços, dos corpos e da comunicação das pessoas antes do acidente. Ele pode ter sido causado pelo próprio piloto, que teria tirado uma selfie sem prestar atenção aos controles do avião. 

Pode ser verdade, pode não ser… Mas essa onda de selfie merece ser repensada, sob todos os aspectos. Ou não?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: