Google quer cuidar da sua saúde também

Screen Shot 2014-10-15 at 10.33.30crEm novembro de 2013 o Google lançou o Helpouts, uma plataforma que, ao contrário dos serviços como buscas, mapas e email, propõe fazer interações sobre fatos reais, com pessoas reais, em tempo real. 

Funciona assim: você entra em https://helpouts.google.com/home?authuser=0 e, da primeira vez, faz login com sua conta no Google, cadastra um cartão de crédito como meio de pagamento, quando aplicável e concorda com os termos de uso de política de privacidade. Aí é navegar pelas diversas categorias e agendar algum Helpout. Alguns são gratuitos, outros pagos por sessão ou por tempo.

Você pode também baixar o App Helpouts no Google Play (Android) ou AppStore (iOS) para usar o serviço de seu smartphone ou tablet. Mas no App, você só verá os Helpots gratuitos…

Até então, você já podia interagir com especialistas sobre pequenos reparos domésticos, jardinagem, fitness e nutrição, arte e música, computadores e eletrônica, culinária, educação e carreiras, moda e beleza.

Agora o Google Hangouts vai permitir que você faça consultas médicas, desde que concorde com os termos específicos de uso, na seção Health. Ainda em testes e com médicos e pacientes em grupos reservados, esse serviço já vazou e agora gera burburinho sobre seu futuro.

Parece que o Google está tentando diminuir os falsos “diagnósticos” resultantes de buscas convencionais através do próprio Google, do Yahoo ou do Bing (agora renomeado MSN), evitando que as pessoas com alguns sintomas cheguem a conclusões erradas.

Uma imagem postada no Reddit mostra uma pesquisa no Google para dor no joelho, e uma opção para que o usuário faz um chat de video com um médico sobre os seus sintomas.

A empresa já confirmou a várias fontes que esse é um novo recurso do Google prestes a ser lançado. Um porta-voz disse ao Gizmodo: “Quando você estiver procurando por informações básicas de saúde … nosso objetivo é fornecer-lhe a informação mais útil disponível. Estamos tentando este novo recurso para ver se ele é útil para as pessoas. ”

Ainda de acordo com o blog Engadget, o recurso de vídeo chat será parte da plataforma do Google Helpouts.

Os fornecedores podem definir seus próprios preços, cobrar dos usuários ou por minuto ou por sessão, mas o Google prevê uma série de serviços a serem oferecidos gratuitamente. Os usuários podem optar por marcar um Helpout com uma empresa específica, ou se alguém estiver disponível, falar-lhes de imediato, através de vídeo.

Udi Manber, vice-presidente de engenharia do Google diz que “A maioria das informações mais úteis do mundo [ainda] reside na cabeça das pessoas.”

Por enquanto, para usufruir do Hangouts, tenha em mente que a maioria absoluta das ofertas ainda está em inglês. Os serviços de profissionais médicos, ainda pode levar um tempinho até chegar. Mas vai chegar.

Seria bom ir pensando nisso desde já, para avaliar benefícios e problemas, antes que algum buroteca comece a pensar em como impedir o avanço da tecnologia.

Anúncios

Uma resposta

  1. Republicou isso em Conectadose comentado:

    Assim funciona o Google: Um novo produto tem aceitação, vai em frente; não tem (segundo sua visão), acaba.

    A mais recente vítima foi o Helpouts, que parecia promissor. Semana passada, o Google emitiu um aviso falando de seu fim. Leia em http://www.sharedservicesdisruptivetechnology.com/?utm_source=25220.001&utm_medium=email&utm_campaign=25220.001+-+Agenda+Release&utm_term=First&utm_content=Home&mac=1-7055187890&disc=

    Aqui no Brasil, o Helpous nem chegou a causar frisson. Lá fora, muita gente apostou em poder prestar serviços usando a plataforma do Google. Alguns, até deram certo. Mas a escala esperada pelo Google, não.

    Foi assim com o Glass, agora será assim com o Helpouts.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: