A camisa inteligente de Ralph Lauren

Já há algum tempo o mercado anda a busca de um nome comum para dispositivos digitais vestíveis, ou usáveis, como o Google Glass ou mesmo um conjunto tênis, camiseta, óculos da Sensoria Fitness, como comentamos aqui em postagem anterior. Isso sem falar de um sem-número de novidades para literalmente usar, como os smart watches e smart bands, smart caps, tudo smart… ou esperto, inteligente.

Duas coincidências (ou não) até aqui: Essas novidades aparecem quase sempre em eventos de tecnologia voltados ao consumidor, como o CES e o IFA e são mostradas por start-ups, empresas nascentes, por vezes de uma pessoa só, que consegue recursos para criar uma novidade que poderia criar um mercado totalmente novo.

PoloTechAgora surge uma camiseta polo com ingredientes high-tech, smart, chame como quiser, mas lançada pela Ralph Lauren, e batizada de Polo Tech. A ocasião? A abertura do U.S. Open de Tênis nesta segunda, 25, um dos 4 torneios que compõem o Grand Slam, a elite da elite desse esporte.

E a Polo Tech é isso, uma camiseta polo, só que com sensores digitais tecidos junto aos fios que compõem a malha da camisa. 

A nova camisa Polo Tech é muito parecida com o clássico padrão Polo by Ralph Lauren, mas seu projeto vai muito além das que você possa conhece e talvez tenha em sua coleção de roupas favoritas.

Os sensores embutidos no tecido podem ler os dados biológicos e físicos, tais como batimentos cardíacos, respiração, nível de estresse, e produção de energia, e enviar essas informações para um App em seu smartphone.

Embora pensado para atletas, a Polo Tech se propõe a ajudar na “melhoria do bem-estar geral e melhorar seu condicionamento pessoal”, diz o comunicado da marca de luxo.

Muitos dos goleiros que ficam buscando as bolas na quadra estarão vestindo a camisa, e Marcos Giron, o 1º do ranking de singles jogador na Intercollegiate Tennis Association estará estreando no Grand Slam nas quadras de Flushing Meadows, e usará a Polo Tech nos treinamentos.

Mas, se der certo, a Ralph Lauren pretende investir em outros segmentos de mercado, que não o esportivo.

“Nosso objetivo é criar e refletir o melhor estilo de vida, e nós acreditamos que uma vida saudável e ativa é uma parte essencial para isso,” diz David Lauren, vice-presidente sênior da Ralph Lauren de publicidade, marketing e comunicação corporativa. “A Ralph Lauren está animada em poder ajudar a liderar a indústria de tecnologia vestível neste mundo em constante evolução.”

A nova camisa Polo Tech é preta e com o logotipo do jogador do polo em amarelo. Ralph Lauren desenvolveu a camisa com tecnologia da canadense OMsignal. Ela deve estar nas prateleiras no primeiro semestre de 2015.

“Nossa visão é que isso vai transcender o esporte para ajudar-nos em todos os tempos e em todos os aspectos da vida”, disse Lauren. “Chegar muito além das necessidades dos atletas de elite, a Polo Tech vai oferecer tecnologia inovadora para todas as idades e estilos de vida para promover o bem estar geral e qualidade de vida.”

Na Code Conference, em maio passado, o chefão da Intel, Brian Krzanich apareceu vestindo uma camisa que incluía sensores e um chip Intel Edison, que mediu a sua frequência cardíaca e fez um eletrocardiograma, cujos resultados apareceram em seu smartphone. Krzanich anunciou parceria com a AIQ para essa camisa, que contém um tipo de silicone especial chamado Gossmer, e deve estar na IFA 2014, na semana que vem, em Berlim.

Decididamente, não se fazem camisetas como antigamente. Já pensou na multiplicidade de usos??

Anúncios

Uma resposta

  1. Republicou isso em Conectadose comentado:

    Um tipo de uso não de fitness: o casal de namorados está num restaurante romântico, uma comidinha de grife, um vinho que agrada o enólogo pelo preço, ambos vestidos com a Polo Tech e xom o App instalado.

    Ele propõe um brinde, e ela pergunta:

    -Mas você me ama mesmo, de verdade?

    Ele:

    – “Claro, meu amor! Desde o primeiro momento que te vi…”

    Ela:

    – Ah, é?? Então vamos trocar nossos iPhones e repetir essa conversa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: