Você é um viciado digital? Quantas horas por dia você fica conectado? Quantas vezes você acessa seu email, seu Facebook, seu Twitter? Existem várias medidas para definir se e como o uso de dispositivos digitais pode ser caracterizado como um vício, e como tal, merece ser tratado. Mas a observação crítica em lugares púbicos indica, no mínimo, algumas situações bem frequentes:
- No restaurante à luz de velas, o jovem casal comemora alguma data, mas, de repente, cada um fica batucando seu smartphone até que o garçom chegue com o pedido e tenha que sutilmente pedir “ahan… posso servi-los?”
- Nas salas de embarque dos aeroportos, quase todo mundo conectado com smartphone, tablet ou notebook; nas salas VIP, ambiente parecido
- Nos cinemas, se você senta nas fileiras de trás, fica aquele acende-apaga de telinhas à sua frente, quando não so suma campainha do celular ou aquele pui-piu do Twitter
- Nas festas de família então…
- Ah! As cerimônias religiosas também.
Aí surgem oportunidades de negócios. Várias agências de viagem oferecem pacotes para quem quer se desintoxicar. Uma delas oferece 5 dias numa vila escocesa que se desconectou com o propósito de receber visitantes que não queiram contato com seus aparelhos. Sucesso absoluto, até porque existem locais de acesso fixo à internet e alguns habitantes convidam para um chá das 5 típico e com um por fora de internet. Mas a região é famosa pelas suas águas cristalinas e pela produção de algumas marcas famosas de uísque. Não tem internet? Beba do bom! Aqui no Brasil, é só dar um Google no argumento Desintoxicação Digital e surgem aproximadamente 132.000 resultados em 0,41 segundos.
=====
Faça aqui o teste de seu nível de intoxicação digital. Boa sorte!
=====
E aqui você ouve o comentário ao vivo hoje na CBN Curitiba, bom Gabriela Brandalise
=====
Resultados da pesquisa
-
Folha de S.Paulo – Equilibrio – Desintoxicação digital – 15/10/2013
www1.folha.uol.com.br/fsp/…/133889-desintoxicacao–digital.shtml15/10/2013 – Desintoxicação digital. ‘Viciados’ em smartphones adotam estratégias para limitar o uso do aparelho e se desapegar das demandas do …
-
Jornal Hoje – Desintoxicação digital faz bem para a saúde e ajuda a …
g1.globo.com/…/desintoxicacao–digital-faz-bem-para-saude-e-ajuda-man…11/07/2011 – Nos Estados Unidos, alguns hotéis oferecem descontos para quem deixar os aparelhos eletrônicos em casa.
-
Uma noite de desintoxicação digital – Observatório da Imprensa
PLANETA DIGITAL. Uma noite de desintoxicação digital. Por ‘NYT’ em 03/12/2013 na edição 775. Reproduzido do Globo.com/The New York Times, 25/11/2013 …