CarPlay: Apple cria novo mercado ou protege sua base?

CarPlay

A Apple lançou nesta segunda, 3, no Salão do Automóvel de Genebra, o CarPlay, sua primeira incursão no mundo automotivo, começando pela Ferrari, Mercedes-Benz e Volvo. Durante o salão, aderiram Jaguar-Land Rover e Hyundai. Depois chegam BMW, Ford, General Motors, Honda, Kia, Mitsubishi, Nissan, PSA Peugeot Citroën, Subaru, Suzuki e Toyota.

O CarPlay nada mais é do que uma interface no painel com tela sensível ao toque e tem cara de iPadMini. Vai facilitar os controles do carro, como ar-condicionado, faróis, piloto automático, usando o Siri como interface de voz, além de permitir chamadas com viva-voz, usar a função GPS através do polêmico Maps e outros aplicativos, próprios e de terceiros, que serão gradativamente liberados.

carplay2Você poderá ouvir toda sua coleção de músicas e podcasts armazenados não apenas no iPhone, mas também no iCloud. O iTunes Radio funciona, assim como o Spotify e o Beats Radio. Já o serviço de mapas vem com navegação curva a curva e mostra informações sobre o trânsito e o tempo estimado de viagem. O CarPlay tenta adivinhar para onde você está indo com base nos seus emails e compromissos no calendário.

Veja um spot comercial produzido pela Volvo, em antecipação à chegada do CarPlay em sua linha de produtos.

Mas o CarPlay precisa do iPhone, que fará tudo. Sem o celular da Apple com iOS 7.1 ou superior instalado no celular, nem pensar!

A conexão Lightning exigida requer iPhone 5, 5c ou 5s e o automóvel deve ser compatível, não só para sua instalação no painel como para conectar os botões de comando do painel, do volante e da alavanca de câmbio. 

Os primeiros carros com CarPlay estarão na estrada em algum momento de 2014, mas não no Brasil.

No começo, o Brasil está fora, por conta de custos de importação e porque o Siri ainda não fala português. Mas o acordo com as montadoras já anunciadas sinaliza que elas vão providenciar o desenvolvimento de Apps próprios e incentivar os de terceiros para ser mais um argumento de vendas para que proprietários de iPhone se interessem por seus carros.

Afinal, é provável que mais gente que tenha iPhone pense em ter um dia uma Ferrari ou uma Mercedes do que vice-versa.

A pergunta óbvia: Com o CarPlay, a Apple cria novo mercado ou protege sua base?

Se der certo, a Apple vai criar um novo mercado do zero, como fez com iPhone, iPad, iTunes. A conferir…

Felipe Kellermann (@felipek) levanta uma boa lebre no Twitter: “Opa, e se a nova interface e interação do Apple TV seguirem mais ou menos esta linha e… com um SDK? Futuro promissor. http://blogdoiphone.com/2014/03/apple-anuncia-o-carplay-a-melhor-forma-de-usar-o-iphone-em-um-carro/ …

Se isso acontecer, será um passo decisivo da Apple para entrar de vez nas nossas casas. Com o CarPlay, vira central de controle dos carros e, com o propalado iWatch, estará direto conosco. Faz sentido estratégico se tudo estiver integrado via uma plataforma iOS, como o iPhone.

Anúncios

Uma resposta

  1. […] A Apple anunciou uma nova versão de seu CarPlay, o sistema para entretenimento e controle automotivo, pouco mais de um mês após seu lançamento, no Salão de Genebra. […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: