2014 pode ser o ano do boom de um mercado que já dá sinais de querer ser grande, no mundo digital: o das soluções de monitoramento da saúde pessoal. E quem pode sair na frente? Ela, a Apple!
O portal 9to5Mac, que antecipa novidades da empresa da maçã com razoável precisão, dá indícios que isso possa acontecer ainda este ano. Como? Com o lançamento do iOS8, a nova versão do sistema operacional de dispositivos móveis e do iWatch, o relógio de pulso que fará muitas coisas, até mesmo mostrar as horas.
Buscando no Google o argumento iOS8, veremos 2,5 milhões de respostas, o que mostra que o tema está quente. O que que faz sentido seria uma plataforma prática para monitorar os sinais básicos da saúde do indivíduo, ajudando a programas de fitness e atividades esportivas.
Hoje existem centenas de aplicativos que medem batimentos cardíacos, pressão sanguínea, conta passos em uma caminhada ou em uma corrida e tantos outros. Existem ainda um sem-número de acessórios que se conectam ao iPhone ou ao iPad, de terceiras partes, que são promovidas na loja virtual da Apple, na sua maioria ainda não disponíveis no Brasil.
Lá, sob a categoria Fitness & Sport, você encontra produtos de fabricantes de nome, outros nem tanto, mas que vale a pena dar uma olhada:
- Fitbit
- iHealth
- Incase
- InfoMotion Sports Technologies
- Jawbone
- JayBird
- MIO
- Nike
- Oakley
- Sennheiser
- Under Armour
- Wahoo Fitness
- Withings
- Yurbuds
- Zepp Technology
E alguns produtos interessantes, de algumas dezenas até mais de US1.000. Veja alguns:
Nike + iPod Sensor
Exclusive:Nike+ FuelBand SE – Medium/Large
Fitbit Flex Wireless Activity + Sleep Tracker
Withings Smart Body Analyzer
UP24 by Jawbone Wristband (Medium)
Exclusive:Nike+ FuelBand SE – Small
UP24 by Jawbone Wristband (Large)
UP24 by Jawbone Wristband (Small)
Exclusive:Infomotion 94Fifty Smart Sensor Basketball
Under Armour Armour39 Performance Monitor
- $99.95
Sennheiser PMX 685i In-Ear Neckband Sports Headphones
JayBird BlueBuds X Premium Bluetooth Headphones
Zepp Baseball Swing Analyzer
Wahoo Fitness Blue HR Heart Rate Strap
iHealth Wireless Pulse Oximeter
Exclusive:Nike+ FuelBand SE – Extra-Large
Fitbit One™ Wireless Activity + Sleep Tracker
Exclusive:Infomotion 94Fifty Smart Sensor Basketball
- $299.95
Zepp Tennis Swing Analyser
Incase Sports Armband Pro for iPhone 4
- $39.95
Exclusive:Oakley Airwave 1.5 Goggle
Wahoo Fitness Blue SC Cycling Speed/Cadence Sensor for iPhone
- $59.95
Wahoo Fitness KICKR Bike Trainer
- $199.95
Zepp Golf Swing Analyser
- $149.95
3BaysGSA PRO Golf Swing Analyzer
- $199.95
Wahoo Fitness RFLKT Bike Computer Powered by iPhone
- $99.95
Yurbuds Inspire Pro Headphones for Women
- $59.95
Sennheiser PX 685i In-Ear Headband Sports Headphones
Zepp GolfSense Sensor for iPhone, iPad and iPod touch
- $129.95
No mercado paralelo -fora da loja da Apple- são milhares de produtos. Qual o racional, então, para prever uma nova onda?
Também entrou com dezenas de pedidos de patentes de sensores, e vem conversando com a FDA americana, que controla medicamentos. O projeto do iOS8 roda sob o nome de Okemo, uma estação americana de esqui e a suite de aplicativos programada para debutar junto com ele chama-se Healthbook, o Livro da Saúde.
Tim Cook, CEO da Apple, é do Conselho de Administração da Nike, não por acaso o principal parceiro da Apple nos acessórios de fitness..
Voltando atrás um pouco, o mercado de música era um oligopólio de gravadoras, de um lado, e uma epidemia de sites piratas de download gratuitos, com muitos tocadores de mp3 de todos os preços no mercado, de outro. Ninguém dominava nada. Aí veio a Apple com o iPod, a iTunes Store e pronto! Reinventada a distribuição de músicas. Idem com vídeos, filmes e livros (embora esses tivessem a dianteira da Amazon).
Os tablets já existiam esparsos e insignificantes no mercado até o iPad, em 2010.
Agora, com os dispositivos vestíveis, a febre do fitness e os custos crescentes dos serviços de saúde tornam óbvia uma oportunidade à busca de uma solução. Smartphones, tablets e ultrabooks estão aí; internet para todos os gostos, também. Sensores existem, para todo tipo de coisa. Falta alguém juntar tudo isso e construir do quase zero um mercado de centenas de bilhões de dólares.
A história se repete? Eu acho que sim.