Pronto, chegou a Smart Bed x12 para melhorar a qualidade de seu sono.
Fabricada pela Sleep Number, a cama x12 foi apresentada na CES deste ano. Ela pode ter comandos ativados por voz que monitoram o seu sono e tem como objetivo melhorar a qualidade de suas dormidas. Ela pode ainda regular a firmeza e a inclinação do colchão e até mesmo fazer uma massagem.
Até agora, monitores do sono ou eram simples demais ou reservados a clínicas especializadas para avaliação quando algum tipo de problema já estava incomodando.
A x12, que estará no mercado americano no início do segundo semestre, tem uma característica que, se funcionar, ajuda a preservar relacionamentos. Como ele também monitora os hábitos de sono da pessoa que está a seu lado, ele ou ela saberá do impacto de seus hábitos noturnos sobre os outros. Se o problema durante o sono é o ronco, a cama ajusta suavemente a cabeceira do roncador, visando minimizar o ruído.Agora, enquanto você dorme na x12, ela coleta dados de sua taxa de respiração, movimento e freqüência cardíaca, e envia tudo isso via Bluetooth para um App instalado em um dispositivo Apple com iOS. Dá também para acessar o painel de controle pela internet através de um browser no Android. A partir desses registros, o App avalia a qualidade de seu sono e sugere formas de melhoria.
Você ainda pode programar a cama para se lembrar de seus ajustes de posição e firmeza favoritos, ajustando-se ao seu jeito de dormir, sem esquecer das variáveis ergonômicas. Você poderá também, no App, rastrear e identificar rotinas que afetam o sono, tais como exercícios, ingestão de cafeína e uso de TV e games. Ele também dará dicas sobre como dormir mais profundamente. E essas informações também serão úteis para seu médico.
O que pode tirar o sono é o preço. Ela deve custar, no seu modelo Queen básico, a partir de US$ 8.000. Lá fora. Aqui no Brasil? R$ 60.000, talvez. Mas essa sacada do controle do ronco pode não ter preço!!