Um resumo de 2013, na ótica do ‘Conectados’

Vamos relembrar os temas mais recorrentes do ano no blog, seja por iniciativa própria, seja por inputs de leitores e ouvintes.

Como migrar conteúdo do iPhone para o Galaxy S4 foi o que mais interessou… E continua interessando, mesmo com o surgimento do iPhone 5S e do próximo lançamento do Galaxy S5.

Juntando os temas referentes a Android, iOS e Windows Phone, verificamos que o número de acessos ao blog, e-mails e redes sociais é mais do dobro do que no caso de postagens só sobre tablets. Juntando os dois temas, eles definitivamente mostram o interesse dos leitores: são 52% dos page-views, 71% dos comentários, 78% das perguntas e dúvidas.

Mais recentemente, gente desencantada com o mundo Android perguntando se ainda recomendo a mudança, como fiz em maio. Desses, 42% querem se mudar para o mundo Apple, 32% consideram o Windows Phone, 11% esperam a evolução do Android e o resto está simplesmente insatisfeito ou simplesmente curioso.

Os serviços na nuvem, como Google Drive, iCloud, SkyDrive e o Flickr, do Yahoo também geraram comentários e questões. Mostram uma tendência forte de crescimento.

A seguir vem as redes sociais. O fato é que o Facebook segue dominante, o Google tenta buscar espaço com seu Google+, o Twitter foi um fenômeno no IPO e o LinkedIn é o campeão das redes profissionais.

Na sequência surgem os temas relativos à infraestrutura deficiente, os serviços precários das operadoras de celular e TV por assinatura, a distância ainda abissal entre o que é e o que deveria ser.

Os temas sobre futuro de longo prazo, poucas perguntas e comentários, mas ainda assim 7% de todos os pageviews. Por motivos que ainda não captei, uma só postagem, meio que fora do contexto, atraiu sozinha 1,7% dos acessos gerados em 2013.

Talvez por conta de uma experiência inusitada com o excelente atendimento que tive no conserto de uma cafeteira, com um fornecedor pertinho de minha casa, mas achado pela internet.

Essa amostra pode não ser representativa, estatisticamente, de todo o mercado. Mas fica óbvio que os temas ligados à mobilidade digital são e deverão ficar dominantes por um bom tempo.

Sobre as perspectivas, falamos em janeiro.

Um feliz 2014 a todos, e obrigado por tudo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: