Cuidados com os Selfies!

Esta terça, 10 de dezembro, foi reservada para a romaria de chefes de estado e de governo que renderam homenagens a Nelson Mandela, certamente um dos personagens mais importantes da história da humanidade nos últimos 100 anos.

Com chuva e tudo, lá estavam a nossa presidente Dilma Rousseff, junto com 4 ex-presidentes brasileiros, Raúl Castro de Cuba, os primeiros-ministros David Cameron, do Reino Unido e da Dinamarca, Helle Thorning-Schmidt, dentre tantos outros.

SelfieCameronThoring-Schmidt-ObamaMas, ao lado dos ritos solenes e dos discursos de vários desses líderes, chamou a atenção do mundo o inesperado aperto de mãos entre Obama e o presidente de Cuba, Raúl Castro e os selfies alegremente sacados pela exuberante dinamarquesa Thorning-Schmidt, com David Cameron de um lado, e Barack Obama, de outro, com rostos próximos o suficiente para poder caber na tela do smartphone dela, sob os olhares fulminantes da primeira-dama Michelle Obama.

Selfie é o nome corrente do auto-retrato digital, que cada um pode tirar esticando o braço com o smartphone na mão, câmera apontada para seu próprio rosto e com algum fundo especial, como a Torre Eiffel, uma bela praia ou até mesmo a ocasião de um fugaz abraço em um ídolo esportivo ou musical. Selfie deriva de self-portrait, ou auto-retrato.

Mas o risco de ter um selfie involuntariamente viralizado na rede é enorme, e muita gente se arrepende de ter postado algo no Facebook, por exemplo.

Agora, quando o ato de fazer um selfie com personagens desse gabarito, em pleno funeral de Mandela é capturado por algum fotógrafo, profissional ou amador, como foi o caso, a repercussão é imediata, não só pelas redes sociais. As mídias de massa imediatamente divulgam o fato, e críticas e ironias crescem exponencialmente.

Sem entrar no mérito dos motivadores dessa sequência de selfies, ou se a ocasião era adequada, eles servem de exemplo para mostrar a necessidade de colocar algum freio no impulso que cada um de nós pode ter de registrar tudo com as câmeras do celular.

Ou será essa uma nova e irreversível tendência, de registrar tudo e compartilhar com o mundo?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: