Rede 4G: Teremos mais antenas em Curitiba?

Vi na TV matéria sobre a volta da discussão de um projeto de lei na Câmara de Vereadores de Curitiba que visa facilitar a instalação de antenas para a rede celular 4G, aquela que deveria oferecer altíssima velocidade de acesso à internet, mas que, na prática…

Por conta da frequência de operação do 4G no Brasil, na faixa de 2,5 a 2,6 GHz, são necessárias mais antenas para que a rede possa funcionar direito. A faixa mais usada mundo afora é a de 700 MHz, mas essa ainda é ocupada pelas emissões de TV aberta analógica, e que só estarão disponíveis para a telefonia celular após a implantação plena da TV Digital. Coisa para 2016.

Enquanto isso, temos e não temos o 4G. Oficialmente disponível já num número apreciável de cidades brasileiras, a qualidade do serviço deixa a desejar. As operadoras reclamam da demora na obtenção de todas as licenças para instalação de antenas, os órgãos licenciadores cuidam de suas áreas específicas e, nesse jogo de empurra, quem fica com o mico é o usuário.

Curitiba é uma das cidades onde as restrições a novas antenas estão acima da média brasileira. Se levada ao pé da letra, o número de antenas existentes teria de diminuir, não aumentar. A questão simples é que a nova geração de rede celular exige uma quantidade de antenas praticamente 4 vezes maior do que as que hoje espetam nossa paisagem urbana.

E existe um compromisso da implantação da rede 4G, não só para dar vazão à enorme demanda de acesso à internet em alta velocidade por dispositivos móveis, como também por conta dos encargos assumidos pelo Brasil para a realização da Copa do Mundo do ano que vem.

Está mais do que na hora de sentar e encontrar uma solução. Daí a notícia de que o assunto voltará à pauta da Câmara de Vereadores é extremamente auspiciosa. Os argumentos pró e contra já foram brandidos. E a rede precisa ser construída de acordo com padrões técnicos e ambientais absolutamente corretos.

É hora de incentivar os nossos edis a encontrar o melhor caminho. Se você é eleitor e sofredor com sua comunicação celular, mande um email para cada vereador. O projeto de lei aparentemente está maduro para ser votado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: