Você quer ter um fóssil de 426 milhões de anos em casa?

Você já visitou virtualmente algum museu do mundo via o fantástico Google Art Project, que já contempla dezenas de museus e 263 coleções, inclusive do nosso Museu de Arte Moderna de São Paulo?

Talvez você tenha entrado diretamente nos portais dessas renomadas casas do conhecimento, e teve a chance de ver –ou rever– obras incríveis, desde pinturas, esculturas, ruinas, objetos de várias civilizações, até múmias e fósseis, para citar os mais cotados grupos.

Pois agora,  o British Geological Service disponibiliza um banco de dados com uma incrível coleção de imagens de fósseis em 3D e com alta definição, que podem ser acessadas pela internet. É simples girá-las para observação dos mais diversos ângulos, assim como buscar detalhes, com recursos de zoom. É gratuito, e você só precisa ter em seu computador um browser que seja compatível com o padrão HTML 5.

A base de dados ainda está sendo populada, mas existem exemplares imperdíveis, que atiçam até mesmo a curiosidade de leigos, como eu. Um exemplo é o pequenino Calymene neotuberculata ludicra que teria vivido há mais de 420 milhões de anos atrás.

Examinar o Calymene pela tela do computador já é uma experiência fascinante! Mas isso não é tudo. Fósseis possuem texturas próprias, e a curiosidade de tocá-los pode ser maior do que a de vê-los. Então o British Geological Service oferece também a opção de fazer um download dessas imagens nos formatos .ply e .org, o que permite que os arquivos baixados sejam usados em impressoras 3D que irão criar uma réplica física daquilo que você viu e gostou.

Essas impressoras ainda estão longe de serem tão onipresentes e baratas como as de jato de tinta, mas seus preços caem rapidamente e sua adoção aumenta na proporção inversa. Se você ainda não tem uma, fica cada vez mais fácil descobrir quem tenha e possa emprestar ou alugar para imprimir o fossil em 3D.

Não é incrível o que a tecnologia pode fazer, mesmo que seja apresentar um ser que viveu há quase meio bilhão de anos atrás?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: