Você acessa a rede social através de smartphone ou tablet. E usa aplicativos e de lá faz seu login com as credenciais do Facebook.
Você entra em um pacote, onde ao concordar com as condições de uso desse app, você também concorda com os termos de uso do Facebook, e acaba tendo maior exposição de seus dados, tanto lá como cá. A partir desta quinta, 22, as coisas melhoram para nós, usuários conectados.
O Facebook disponibilizou para todo mundo dois níveis de permissão para apps, com mais controle sobre o conteúdo que você compartilha. Funciona assim: No primeiro nível, você define quais dados terão permissão para leitura, ou seja, possibilidade de visualização através do app; No segundo, quais poderão ser editados por terceiros.
Vale a pena usar esse recurso para fechar algumas válvulas.
Por exemplo, você pode ter dado autorização para apps postarem em sua linha do tempo do Facebook, em seu nome. Beleza se é uma foto do Instagram que você deseja que apareça no Face. Mas pode ser que não. Que tal você disputando um game com um amigo e você ganha, batendo um recorde, e isso vai automaticamente para sua linha do tempo, em horário de trabalho? E se o app conta via Facebook aonde você está e esse lugar não é para ser divulgado?
Essa novidade não foi criada por liberaridade do Facebook. É puro business. Afinal, 80% dos usuários de smartphones, ao baixarem um app novo que permita login via Facebook concordam com o uso dos dados, e esse turma toda conta como tráfego ativo para o Face, para o valor dos anúncios vendidos e também para que eles saibam cada vez mais sobre nós.São 80% os que estão nessa condição, com 850 milhões de logins por mês. E 81 dos top-100 apps para iOS suportam acesso via Facebook; no mundo Android, 62 dos top-100.
Essa nova alternativa foi baseada em feedback de desenvolvedores e usuários. Muitas vezes, usuários deixam de usar um app ao lerem as regras de permissão.
E o Facebook anuncia: “Essas mudanças no login são só o começo e vocês verão mais melhorias para que possamos prover serviços úteis para desenvolvedores, que sejam de fácil entendimento pelos usuários.”
Você já deixou de logar em um app por conta das permissões do Facebook? Comente!