Dinâmica dos aplicativos

millionsSão milhões de aplicativos disponíveis nas lojas virtuais para smartphones e tablets; a imensa maioria, gratuitos. Para todos os gostos, com todo tipo de qualidade e sofisticação. Se você faz parte da maioria dos usuários, pode ver que no seu dispositivo existem vários apps, como são chamados, que foram baixados mas nunca usados. Outros tantos, só muito raramente. Talvez você nem se lembre dos motivos que o levaram a baixá-los. E até mesmo se eles foram gratuitos ou pagos. 

Embora em minoria, os apps pagos já são representativos, cerca de 5% do total, para os downloads iniciais, não contadas as atualizações.

E eles mudam muito, não só para acompanhar a evolução dos sistemas operacionais, adicionar ou suprimir funcionalidades, melhorar a navegação. Se você ficar tempo sem usar, provavelmente vai ver outro app, totalmente diferente!

Se um app está com algum bug , saiba que o prazo médio de correção é de duas semanas, tempo suficiente para tirar o ânimo de milhões de pessoas que transformam um êxito viralizado em  um objeto esquecido no final das listas de buscas do Google.

OK, você não é diferente da maioria, assim você baixou um app, se motivou, mas deixou rastro: sua identificação, autorização para divulgar seus dados, sua localização, seus amigos de redes sociais, muitas vezes apenas para satisfazer a curiosidade sobre uma funcionalidade, ou porque alguém falou que aquele tal está bombando e você não quer estar por fora do agito. Agora gaste um tempinho analisando os apps que você tem e não usa.

Para os que você não pretende mais usar, procure, antes de desinstalar, revogar todas as permissões que você possa ter dado, nas configurações desses aplicativos em todos os dispositivos que você os tiver, pois podem existir versões diferentes para um smartphone e um tablet, por exemplo.

Mas, sobretudo, procure, daqui para frente, pensar duas vezes antes de fazer download de qualquer app. Note que, de um modo geral, os apps grátis são apenas versões mais simples dos pagos, e que, muitas vezes, além de fazer menos coisas, expõem mais a sua privacidade.

É assim, também, que você acaba sendo conhecido demais no ciberespaço. É bom cuidar. Afinal, são milhões de apps disponíveis. Você nunca vai conseguir usá-los todos…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: