Trabalho Portátil

trabalhoportatilRecebi e agradeço aos autores um exemplar do livro Trabalho Portátil, de Marina Sell Brik e André Brik, que aborda as vantagens do teletrabalho no ambiente empresarial. Eu os conheci em 2011, num bate-papo na CBN Curitiba, quando do lançamento do primeiro livro do casal, o 100 Dicas do Home Office, imperdível, por sinal! Antes disso, em 2006, eles criaram o site Go Home, para disseminar o conceito do trabalho conectado, fora do ambiente de trabalho.

Já com bastante estrada no assunto, os autores possuem referenciais muito sólidos quando o assunto é teletrabalho. A tecnologia disponível em 2013 permite que  milhões de postos de trabalho possam ser ocupados de modo mais eficaz quando o profissional faz o que lhe incumbe desde casa, do café ou até das irritantes salas de espera de aeroporto ou de consultórios. Com mais qualidade e produtividade. E o Trabalho Portátil  mostra casos de sucesso em grandes empresas estabelecidas no Brasil, e que merecem ser estudados, replicados e aprimorados.

Nos agitados dias de hoje, um tema muito em voga -e alvo de críticas ferozes de todo lado – é a Mobilidade Urbana, ou falta dela, por conta do excesso de carros para as vias disponíveis e o estado precário da maioria dos nossos modais de transporte coletivo.

Eu venho batalhando faz tempo para que o tema do teletrabalho seja encarado não como uma ameaça aos trabalhadores ou como um modismo abraçado por intelectuais que detestam um escritório. Evitar deslocamentos para e do local de trabalho já é possível numa escala que, até onde eu sei, é enorme e nunca foi medida.

Domenico De Masi, o pensador italiano do Ócio Criativo, contribui na introdução do livro com a lapidar frase “A única solução para o trânsito nas grandes cidades é reduzir os deslocamentos. E para isso, o único instrumento eficaz é o trabalho remoto“.

Brilhante e direto ao ponto, esse De Masi. Eu adicionaria, apenas, que o estímulo ao teletrabalho requer pouquíssimos investimentos, poupando escassos recursos públicos, sem falar em benefícios adicionais como redução da poluição e mais tempo livre para o lazer.

Os autores, além de escreverem um livro de leitura gostosa, põem em prática o que pregam. O lançamento do Trabalho Portátil será virtual, no www.trabalhoportatil.com.br/livro2, no dia 15 de agosto próximo, às 20 horas. É agendar e clicar!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: