A Pata 3D do Patinho Buttercup

Dá para ver no Facebook a página do patinho Buttercup, que nasceu ano passado com a patinha esquerda virada para trás. Embora sua mamãe tenha feito algum esforço para endireitá-la, o sucesso foi parcial. Buttercup não conseguia andar direito.

Candidato a sucumbir no mundo animal, ele teve a sorte de encontrar um lar no Tennessee, Estados Unidos, no Feathered Angels Waterfowl Sanctuary, uma ONG criada para cuidar de aves. Aí surgiu a tecnologia, e o Dr. Shannon McGee fez uma prótese para o patinho usando um recurso cada vez mais comum: ele simplesmente imprimiu a patinha nova de Buttercup usando técnicas de modelagem e de impressão em 3D.

O video que mostra o implante da prótese e depois os primeiros passos normais de Buttercup vale a pena ser curtido, mas não é só por conta da sorte do patinho. Essa tecnologia aponta para um futuro uso dessa solução também nas próteses para humanos, a custos acessíveis, ou seja, a tecnologia a serviço da melhoria da qualidade de vida.

Há alguns meses atrás, o uso da internet e de impressoras 3D serviu a outros propósitos bem menos nobres, com a circulação pela rede de um aplicativo que podia ser baixado livremente para permitir a fabricação e montagem domésticas de um tosco revólver. Milhares deles foram produzidos e alguns até mesmo usados, com o propósito de tirar vidas.

Voltando ao pato, surgiram alguns comentários irônicos, como “agora ele não é mais um pato manco“, ou “agora ele pode ir para a panela sem ajuda” e, parafraseando Neil Armstrong, ao descer na Lua, “um pequeno passo para o pato, mas um grande salto para o jacaré que irá come-lo“.

Interessante notar também a quantidade de crianças que, pelas redes sociais, adotaram virtualmente o Buttercup. Para elas, além de fazer o bem ao animalzinho, imprimir em três dimensões uma prótese de perna para um pato é algo normal, trivial mesmo.

É a tecnologia de impressão em 3D que começa a ganhar a cada dia mais e mais aplicações. Em breve, você poderá ter uma impressora 3D ou alugar seus serviços, para produzir algo único concebido por você.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: