Dá para ver no Facebook a página do patinho Buttercup, que nasceu ano passado com a patinha esquerda virada para trás. Embora sua mamãe tenha feito algum esforço para endireitá-la, o sucesso foi parcial. Buttercup não conseguia andar direito.
Candidato a sucumbir no mundo animal, ele teve a sorte de encontrar um lar no Tennessee, Estados Unidos, no Feathered Angels Waterfowl Sanctuary, uma ONG criada para cuidar de aves. Aí surgiu a tecnologia, e o Dr. Shannon McGee fez uma prótese para o patinho usando um recurso cada vez mais comum: ele simplesmente imprimiu a patinha nova de Buttercup usando técnicas de modelagem e de impressão em 3D.
O video que mostra o implante da prótese e depois os primeiros passos normais de Buttercup vale a pena ser curtido, mas não é só por conta da sorte do patinho. Essa tecnologia aponta para um futuro uso dessa solução também nas próteses para humanos, a custos acessíveis, ou seja, a tecnologia a serviço da melhoria da qualidade de vida.
Há alguns meses atrás, o uso da internet e de impressoras 3D serviu a outros propósitos bem menos nobres, com a circulação pela rede de um aplicativo que podia ser baixado livremente para permitir a fabricação e montagem domésticas de um tosco revólver. Milhares deles foram produzidos e alguns até mesmo usados, com o propósito de tirar vidas.
Voltando ao pato, surgiram alguns comentários irônicos, como “agora ele não é mais um pato manco“, ou “agora ele pode ir para a panela sem ajuda” e, parafraseando Neil Armstrong, ao descer na Lua, “um pequeno passo para o pato, mas um grande salto para o jacaré que irá come-lo“.
Interessante notar também a quantidade de crianças que, pelas redes sociais, adotaram virtualmente o Buttercup. Para elas, além de fazer o bem ao animalzinho, imprimir em três dimensões uma prótese de perna para um pato é algo normal, trivial mesmo.
É a tecnologia de impressão em 3D que começa a ganhar a cada dia mais e mais aplicações. Em breve, você poderá ter uma impressora 3D ou alugar seus serviços, para produzir algo único concebido por você.