Roupas High-Tech Prometem Transparência Total

Clear DressO  Studio Roosegaarde da Holanda, criou uma linha de vestidos que ficam transparentes quando ela fica excitada.

Uma próxima versão, para homens, será a de um terno que também fica transparente quando ele mente.

Esse tecido é high-tech, composto de lâminas opacas ultrafinas, que dispõem de comunicação sem fio, luzes LED, microdutos de cobre e outros materiais comuns a dispositivos digitais.

Daan Roosegaarde, dono do estúdio, não se considera um designer, mas um reformador de conceitos. Ele também propõe sinalizações inteligentes nas estradas, que se modificam, dependendo se o piso está seco ou escorregadio e faixas exclusivas para carros elétricos, que podem até mesmo ter suas baterias recarregadas durante o trajeto. Vale a pena ver sua entrevista.

Mesmo que Daan seja um sonhador ou um enganador, seus conceitos merecem atenção, não só pelo inusitado, que nos faz pensar fora da caixa de nosso dia-a-dia, mas principalmente porque as soluções que ele propõe são baseadas em tecnologias que ou já existem ou estão avançadas em laboratórios de pesquisa aplicada mundo afora.

Voltando ao tecido que fica transparente, a linha feminina chama-se Intimacy, e já está disponível para pequenas platéias em Paris e Hong Kong, inclusive com ofertas para o Dia dos Namorados! O terno leva um pouco mais de tempo para chegar ao mercado.

Daan Roosegaarde, na entrevista que aparece no seu site, diz que o traje masculino será voltado para banqueiros. Eu fico pensando como seria se os congressistas de qualquer parlamento do mundo fossem obrigados a usar um terno desses. Imaginem vocês como seria, por exemplo, a votação de uma medida provisória urgentíssima, prestes a vencer sua validade.

Mas o que me faz pensar sobre a seriedade da proposta é a divisão do uso por gênero: para elas, a transparência é quando ficam excitadas, para eles, quando mentem. E se fosse o contrário? E como o tecido inteligente pode saber quem é quem?

De todo modo, a polêmica está aí, e algumas perguntas:

  • Você usaria ou recomendaria um vestido ou um terno desses?
  • E se o uso dessas roupas for tornado obrigatório?
  • Os registros de seu uso podem acabar na nuvem, ou serão rastreados por agências de inteligência?
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: