1.000 vezes mais

Las Vegas, 23 de maio de 2013. Encerrado o CTIA 2013, o maior evento de tecnologia wireless e móvel do mundo. Nos três agitados dias, muitas novidades e polêmicas. Mas vale ressaltar uma previsão apresentada por Peggy Johnson, Presidente de Desenvolvimento de Mercado da Qualcomm. Ela estima que, dentro de dez anos, as redes móveis transportarão 1.000 vezes mais dados, quando comparado com 2013.

Mais: em 5 anos (2018) existirão 25 bilhões de dispositivos digitais conectados, ou 3,5 vezes a população da Terra.

Os desafios para chegarmos lá são enormes. Não se trata apenas de criar mais e melhores dispositivos. Eles precisam facilitar pessoas a se comunicar mais e melhor entre si, as pessoas com aparelhos cada vez mais sofisticados e, para completar, a maioria desses engenhos vão estar se comunicando entre si sem a intervenção de humanos.

E o consumo de banda nas redes também aumenta pelo crescente uso de imagens de altíssima definição com coordenadas de localização e de tempo cada vez mais precisas. Isso tudo combinado se traduz no aumento de 1.000 vezes no tráfego.

Imagine, só por diversão, quais seriam as intervenções viárias em infraestrutura nas nossas cidades para suportar um aumento de tráfego de mil vezes em dez anos.

No mundo digital, os espectros de frequências disponíveis para uso de redes móveis estão rareando e, embora as tecnologias de compressão de dados evoluam dia-a-dia, a demanda cresce mais rapidamente.

Considera-se diminuir o tamanho das células, ou a área de cobertura de cada torre de sinal. Cobertura menor, associada a tráfego maior implica em uma combinação explosiva que resulta em muito mais células, ou muito mais tensões entre operadoras, organizações ambientalistas, códigos de posturas municipais, agências reguladoras, enfim,  vai ser preciso rever legislações e regulamentos.

A Qualcomm é uma importante fornecedora de processadores para equipamentos digitais móveis, e as previsões de sua presidente, em um evento em Las Vegas poderiam apenas estar alinhadas com a grandiosidade e a fantasia da capital mundial da jogatina. Na roleta das previsões, eu apostaria no crescimento previsto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: