YouTube: um veterano completa oito anos animado e forte

ImagemYouTube completa oito anos nesta quarta, 23! Ou seja, nada sério de publicação de vídeos existia antes de 2005.

Você pode ter seus próprios videos ali postados e visto milhares de outros, como os 43 milhões de visitantes únicos no Brasil, em dezembro de 2012, segundo a ComScore. Pode ter assistido ao Charlie Bit My Finger, o mais popular, tirando hits musicais, com 500 milhões de visualizações, ou o mais avassalador, o Gangnam Style, do fenômeno coreano Psy, visualizado mais de 1,6 bilhões de vezes desde julho do ano passado.

Aqui na terra o grupo Banda Mais Bonita da Cidade deve seu sucesso ao YouTube, decolado a partir do clipe Oração, já com quase 12 milhões de visualizações.  Há dois anos, quando participei com Alvaro Borba da conversa com Uyara Torrente, a “Banda” era ainda um burburinho com pouco mais de 17 mil. O grupo tem, agora, reconhecimento e concorrida agenda de shows .

Hoje o YouTube é uma divisão do Google, que pagou a Steve Chan e Chad Hurley US$ 1,6 bilhões em 2006, e é extremamente lucrativo com seus links patrocinados, canais bancados por marcas conhecidas e incentivados pelas agências mais avançadas.

O site inglês Telegraph mostra, de maneira didática, alguns videos que marcaram a história do YouTube, incluindo o primeiro vídeo postado (um registro sem sal de uma visita ao zoológico).

Vale a pena assistir e refletir sobre o video  Message from Chad and Steve, onde seus fundadores se divertem após a venda para o Google, menos de dois anos depois do lançamento, cujo objetivo era apenas criar um site para compartilhar videos com os amigos no Vale do Silício.

O YouTube é uma história de sucesso no mundo digital. Até porque é divertido, democrático e carrega em sua proposta e execução  a essência de um mundo conectado que vivemos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: