Da série Liberdade X Controle 6: Você está incomodado com o Facebook?

Já ouvi e recebi muitas mensagens de pessoas incomodadas com a chamada “orkutização” do Facebook, especialmente com o recebimento de muito lixo nas suas linhas do tempo, por vezes com mensagens lindas, porém inúteis.

O que talvez essas pessoas não saibam é que elas próprias são responsáveis por isso, por não cuidar de suas contas.

O Mashable publicou um estudo que mostra que 13 milhões de donos de contas do Facebook sequer mexeram nos seus parâmetros de privacidade. Ou seja, nem sabem que o Facebook tem uma política de privacidade que muda com o tempo.

Pior: 250 milhões de pessoas (cerca de um quarto dos usuários) partilham seus dados com uma audiência muito maior do que aquela de seus círculos de amizade, criando uma exposição arriscada que pode trazer sérias dores de cabeça.

Ainda mais agora que o Facebook  liberar para quase toda sua base de clientes o mecanismo de busca social por grafos (Graph Search), o potencial de exposição indesejada aumenta, pois ele vai a fundo em todos os dados das mais de um bilhão de contas e retorna resultados a partir de perguntas feitas em linguagem natural, comum.

Por exemplo, posso perguntar ao Facebook “quais amigos curtiram o Festival de Teatro de Curitiba?” Do ponto de vista de usabilidade, é bem mais fácil do que usar o Google.

Então… para aproveitar essa ferramenta e outros recursos do Facebook ao mesmo tempo em que você protege o básico de seus dados pessoais, veja como seu perfil está configurado, o que você quer mudar e, especialmente, gaste um tempo para ler a política de privacidade do Facebook vigente. É interativo, tipo perguntas e respostas e tira dúvidas que você possa ter, além de ensinar como manter o seu perfil protegido do jeito que você gostaria.

Tem gente que se irrita com o Facebook e acaba cancelando a conta, para depois se arrepender. Melhor do que buscar restabelecer uma conta desativada é tê-la a seu serviço.

Como a maior rede social do planeta, o Facebook tem inúmeros atrativos, principalmente o de ser o melhor caminho para você encontrar na internet as pessoas e os assuntos de seu interesse.

Lembre-se também que os dados que você publica ou deixa publicar em seu perfil ficam armazenados no Facebook e nos diversos escaninhos da internet, as buscas do Google que o digam! Então, ter um mínimo de discrição é importante, porque  o que você diz por lá tem o potencial de atingir um bilhão de pessoas, direta ou indiretamente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: