Armazenamento na nuvem: prático, porém lento para upload

ImagemOs serviços de armazenamento de dados na nuvem estão cada vez mais populares, convenientes e acessíveis. A facilidade de poder acessar documentos, fotos, vídeos, ou qualquer outro tipo de arquivo digital, com segurança, a partir de múltiplos dispositivos, além de permitir compartilhamento com quem escolhemos, vai acabar tornando secundária a organização e guarda desses dados em discos rígidos ou memórias flash.

Dropbox, Google Drive, iCloud, Microsoft SkyDrive e um punhado de concorrentes oferecem um pacote inicial gratuito, e você se acostuma rápido com as facilidades de sincronização desses arquivos a partir de seu laptop, tablet ou smartphone.

Mas nem tudo são flores! Acontece que os planos de acesso a internet que temos, por melhores que sejam, sempre oferecem uma velocidade real de upload (ou subida) muito menor do que a de download (descida) dos dados. Coisa de 10 vezes mais lenta.

Assim, se você tem um plano de 10 Mbps, se você conseguir fazer download à velocidade nominal -coisa rara, diga-se de passagem- fique feliz se conseguir subir seus dados para a nuvem a velocidade de 2 Mbps. Isso é muito mais lento do que gravar esses mesmos dados em um disco externo, por exemplo!

Desistir, desanimar se o upload leva muito tempo? Nada disso! O importante é se acostumar com esses serviços, selecionar o que você vai ter na nuvem, nada de lixo digital por lá e esperar que as velocidades de conexão à internet aumentem rapidinho, à medida que os preços caiam.

Otimismo? Acho que não. Novas tecnologias estão aí para que esse desejo se materialize. Velocidades de conexão na  faixa dos Gigabits por segundo já existem, precisam ser disseminadas. Questão de tempo. Não muito, espero!

3 Respostas

  1. Boa tarde,

    Seu comentário foi em Maio de 2013.

    Quase 5 anos depois, e continua deixando a desejar a questão do upload.

    Google Drive é só dor de cabeça.

  2. Vim aqui em pleno 2018 dizer que não mudou nada, minha internet é vivo de 2mb, e se eu quiser colocar um arquivo de 500mb nas nuvens vou demorar 24h ou mais, essas empresas vivo, tim, net e outras vivem anunciando em comercial de televisão para alugar fibra de 100 megas, infelizmente eles só tem disponivel para alguns bairros, para o resto principalmente nas periferias só é disponivel de 1mb, 2mb e 4mb, é a realidade.

    1. Você tem toda razão, Rodolfo! Esse é um dos motivos que me desencorajam a escrever mais sobre tecnologia: o abismo entre o que essa mesma tecnologia oferece aos consumidores mundo afora e a realidade brasileira. Razões:
      1- burocracia
      2- carga fiscal insuportável
      3- concentração de operadoras, desestímulo à concorrência
      4- insegurança jurídica, onde novas regras são criadas ao arrepio de contratos já assinados

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: