Da série Liberdade X Controle 3: Não existe busca grátis na internet

Você já notou o tipo de anúncios e links patrocinados que você recebe quando faz uma busca no Google, abre o seu Gmail ou acessa notícias num portal nacional como o G1, o Terra ou o UOL? Não é por acaso que você recebe ofertas ou informações que têm a ver com sua região, com o argumento de sua busca ou até mesmo com o assunto que você trata em suas mensagens.

Idem para as telinhas do Apps gratuitos que, em troca do custo zero você recebe anúncios e links patrocinados.

Se você ainda por cima concorda em receber notificações dos aplicativos, pronto! Os marqueteiros vão saber quase tudo a seu respeito.

Cada vez mais os fornecedores de produtos e serviços voltados à pessoa física estão interessados em sua opinião, seus hábitos e seu perfil de consumo, que passa a ser cada vez mais importante do que os dados agregados de seu grupo.

O que antes só poderia era obtido por dados estatísticos (e estáticos), o mundo conectado oferece informações dinâmicas, inéditas e individualizadas aos fornecedores sobre nossos hábitos e decisões.

E você acha que isso é coisa nova? Faz mais de vinte anos que Don Peppers e Martha Rogers começaram a pregar o conceito do one to one marketing, onde, no limite, cada pessoa daria seu recado customizado para cada pessoa de seu interesse pessoal ou profissional.  Hoje eles administram um grupo empresarial extremamente bem sucedido, o 1to1Media que trabalha com empresas e profissionais voltados à melhoria do foco sobre seu público-alvo.

Se não chegamos aos contatos de um para um, como na teoria de Peppers e Rogers, o caminho está traçado e é sem volta.

E, se é sem volta, não há muito o que fazer a não ser surfar na onda de oportunidades. Mas é sempre bom ter em mente que cada vez mais você é um livro aberto. É possível impor alguns limites, e esses limites só podem ser estabelecidos por você.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: