Fartura Digital

Você já parou para pensar nos recursos digitais disponíveis hoje em dia? Vamos fazer uma listinha, só para aquecer o dia frio:

  • Computador de mesa com acesso a banda bem larga
  • Laptop incrementado e leve que carrega junto seu escritório
  • Tablet para com centenas de Apps, dezenas de vídeos, livros, jornais e revistas e milhares de fotos, e músicas
  • Smartphone que nem o tablet, só que você de vez em quando usa para falar
  • Câmera fotográficas
  • Filmadora de alta definição
  • GPS no carro, para não se importar em decorar trajetos e complicados nomes de ruas
  • TV de alta definição, com centenas de canais, serviços de video on demand, pay-per-view e conectada a internet
  • Players de BluRay e DVD
  • Rede local para juntar as engenhocas
  • HDs externos de vários Terabytes para armazenar arquivos
  • Serviços de cloud (nuvem) para disponibilização de fotos, videos, arquivos de trabalho, agendas

Faltou algo? Com certeza, mas essa é uma amostra padrão, sem contar que, na maioria dos casos, você pode ter para si ou para sua família múltiplos dispositivos ou serviços listados acima. Como explicar, por exemplo, a relação de 1,5 linhas de celular habilitadas para cada habitante por esse Brasilzão afora?

 

Você já parou para contar quantas fotos digitais estão em seus arquivos? E destas, quantas você deixou para organizar mais tarde?

 

E as redes sociais, você deve estar em no mínimo duas, mas seus amigos ficam pedindo para você se juntar a outras, talvez igualmente atraentes. Dentro das redes sociais, os pedidos para aplicativos que você acha bom, adere e depois esquece? Quantos pedidos de calendários você recebeu no Facebook, quantos programas de TV você pode ter gravado e nunca visto? Ainda na TV, quantos canais da assinatura que você paga você jamais viu, ou até assistiu um ou outro programa, achou bom e prometeu voltar e esqueceu?

Sua filmadora ou câmera digital fica esquecida no armário, por conta da praticidade do smartphone? Você não está só!

E quando você se lembra de um evento, de um local ou de uma pessoa que você fez um registro especial, mas não lembra em qua dispositivo ou onde você armazenou? Ou então publicou um video no YouTube e não se lembra mais dele?

Pois é, você não está só! Esse tipo de comentário é recorrente nos papos sobre o mundo digital, versão 2012. E deve permanecer assim por algum tempo.

Mais tarde, dentro de um par de anos, quem sabe, começará a ficar clara a tendência de concentração em cima de plataformas de hardware, software e serviços de uso amplo. Explico: Se o Facebook não for lider de mercado em 2014, um sucedâneo seu será. Os dispositivos móveis não terão mais do que três sabores diferentes de sistema operacional, ficando os outros em nichos de mercado ou em estudos de laboratórios que estudam exotismos.

Nada diferente do que já ocorreu com carros, aviões, cinema, aplicativos tipo ERP, CRM e assemelhados.

Assim, talvez seja hora de você começar a fazer suas opções. Por exemplo, defina quais redes sociais você efetivamente participará e avise seus amigos que as outras estão fora de seu radar; faça uma limpeza das Apps que poluem o visual de seu smartphone ou tablet e que você não mais usará, que nem a gente faz -ou deveria fazer- com gavetas e prateleiras de armários de roupa.

Essa fartura digital de 2012 me faz lembrar aqueles resorts muito charmosos ou os super navios de cruzeiro, com seus monumentais buffets e serviços de comes e bebes nos intervalos. No começo, haja elasticidade do estômago e capacidade de processamento do fígado e rins. Depois, é hora de selecionar e comer e beber o essencial, ou então não aproveitamos o resto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: