Regras da internet para as eleições 2010: não vão pegar


A Câmara dos Deputados acaba de aprovar novas regras para as eleições 2010, que, se de um lado facilitam a vida de quem quer participar da campanha via internet, aí incluidas as doações, de outro pretende legislar sobre o impossível, ao pretender estabelecer para a rede as mesmas regras existentes para a mídia tradicional.

Querer obrigar sites, portais e blogs a dar tempos e espaços iguais a todos os candidatos para um mesmo cargo é impossível, inviável. Começa aí a desmoralização de uma lei que pretende ser democrática, transparente e moralizadora. Parece que os nossos deputados seuqur se deram ao trabalho de analisar o que ocorreu nas eleições norteamericanas de 2008, ou mesmo com a jovem Manuela D’Ávila se elegeu deputada federal em 2006, pelo Rio Grande do Sul, com forte ênfase de campanha no Orkut.

Em tempos de Twitter, eles não se lembram do ícone da democracia, o Speaker’s Corner do Hyde Parke de Londres, visto na imagem desse post. Ali, basta um caixote (aliás já disponível) e sua disposição de falar ao público, que pode ou não prestar atenção.

Ora, a internet é profundamente anárquica, muito mais do que o Speaker’s Corner. Essa parte restritiva que os deputados pretendem criar, em nome da igualdade da disputa, não vai dar certo.

Resta saber se o Senado -ah, o Senado!- vai se dispor a modoficar o que foi aprovado na Câmara. Lembrando que a lei precisa estar aprovada e sancionada até final de setembro para valer para 2010, e que se for modificada no Senado precisa voltar à Câmara, então das duas uma: ou fica tudo como é hoje ou cria-se uma lei que não vai pegar, perdendo-se uma oportunidade de ouro de estimular o uso da internet para fortalecer a democracia.

Qual a sua previsão do que vai acontecer?

Anúncios

4 Respostas

  1. Aposto uma lâmpada queimada que isso aí vai dar mais pano para manga e pendengas judiciais em 2010.

  2. Aposto uma lâmpada queimada que isso aí vai dar mais pano para manga e pendengas judiciais em 2010.

  3. Os políticos do Brasil continuam sendo inovadores….inovadores em coisas idiotas.Nossos políticos são craques em tratar de assuntos que desconhecem completamente.O medo que eles tem da mídia é tão grande que eles preferem cala-la ao invés de corrigirem sua conduta…Tá, já é tarde e estou delirando….conduta política….isso foi ótimo

  4. Os políticos do Brasil continuam sendo inovadores….inovadores em coisas idiotas.Nossos políticos são craques em tratar de assuntos que desconhecem completamente.O medo que eles tem da mídia é tão grande que eles preferem cala-la ao invés de corrigirem sua conduta…Tá, já é tarde e estou delirando….conduta política….isso foi ótimo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: