"O Sistema Caiu"… E ele se machucou?

Você já precisou de um serviço que dependa de computadores, como pagar uma conta na fila do caixa de supermercado, chamar um serviço de atendimento a cliente de uma loja ou tentar fazer o check-in de um vôo aqui no Brasil? Talvez você já tenha ouvido uma desculpa do tipo “sinto muito, o sistema caiu”…

Pois saiba que, nesses casos, no mínimo 80% dessas frases são ditas para que o fornecedor fuja da raia. Embora sistemas, computadores e linhas de comunicação estejam sujeitos a falhas, é notória sua ausência quando é o lado de lá que precisa de você, como aquelas incômodas chamadas de call centers num sábado à noite.

Então, quando vierem com um “sinto muito, o sistema caiu”, pergunte se ele se machucou e busque uma instância superior para ser atendido. Peça para falar com o supervisor ou o gerente, esperneie. Assim, e só assim você contribui para que esses serviços melhorem.

Minha última experiência foi em um supermercado, quando tentava pagar a conta com um cartão de crédito e a moça do caixa disse que eu precisava passar o cartão em um balcão em frente, onde uns 20 clientes esperavam na fila. Naturalmente, todos estavam desconfortáveis, irados, e os dois atendentes que passavam os cartões estavam visivelmente encabulados e estressados, mas gentís, até onde era possível.

Eu fiz a pergunta clássica, sobre os machucados do sistema, alguns clientes riram e outros ficaram mais irados; pedi para falar com o gerente, que estava placidamente em pé, a uns 20 metros daquele balcão, só assistindo, junto com um fulano com uma pança pronunciada, comendo um suculento caqui, que, por ação da gravidade. pingava um pouco de seu sabor na camisa e na barriga do tal fulano.

Falei com o gerente, que ficou mudo, pois o cara do caqui era um diretor do supermercado, que ficou indignado e disse que ia chamar o “gerente do CPD” para me provar que o sistema havia efeitivamente caido. Eu declinei, gentilmente dizendo a ele que agradecia, mas ia buscar outra fonte.

E foi o que fiz. Liguei para o Procon, não sem antes verificar com o fornecedor do link de comunicações e com a operadora de cartão, e ambas me informaram que os seus serviços estavam ativos.

Independente da ação do Procon, nesse caso eu tomei uma decisão: não vou mais a supermercado onde o “sistema cai” e o diretor come caqui na porta da saída enquanto seus clientes ficam de fila em fila com desculpas furadas.

Sistemas caem, efetivamente, mas eles não podem falar para se defender. É a tecnologia servindo de desculpa para um mau serviço.

E você, tem visto muitos sistemas machucados por queda, ultimamente?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: