Falando em TVs… Chegam ao mercado os televisores LED

A SAMSUNG disponibiliza ao mercado brasileiro os televisores com tecnologia LED (Light Emitting Diode), o que de mais avançado existe. Mais finos, mais leves, “ecologicamente corretos”, com imagem tecnicamente até superior aos de LCD e plasma, a tecnologia promete. Mas será que é hora de mudar para os TVs LED?

A tecnologia LED é bastante usada há décadas e antecede até o LCD e o plasma no mundo da eletrônica. Todo mundo que tem um aparelho eletrônico com aquelas luzinhas pequenas que ficam acesas o tempo todo à espera do clique do controle remoto têm algo com LED. Os carros mais modernos e sofisticados começam a incorporar o LED nas luzes trazeiras de estacionamento e freio e alguns até mesmo nos farois dianteiros. Ou seja, o LED, em sua geração atual, chega com um novo leque de aplicações, TV inclusive. E muitos telões que ficam em estádios de futebol e em marquises de prédios usam o LED.

Como característica principal, o LED emite muita luminosidade e consome pouca energia, daí sua popularidade nas aplicações até então existentes. Foi o desenvolvimento de LEDs muito pequenos que permitiu a criação de telas de TV de alta definição, como os que hoje chegam ao nosso mercado.

Mas, e o preço? Como toda novidade, o preço inicial é salgado. Espere pagar entre 80% e 100% a mais por um TV LED e um equivalente de plasma ou LCD. Tudo bem, a imagem é mais bonita (mas nem tanto, ainda mais com o conteudo hoje disponível), o design mais esbelto, o consumo de energia cerca de 30% menor.

Então, se você tem grana sobrando, é um “early adopter” de produtos de alta tecnologia, ou quer fazer bonito com os amigos, eis uma das poucas oportunidades que o mercado de eletrônicos de consumo vai oferecer em 2009.

Caso contrário, espere… Como todos os eletrônicos, a tendência de prços é de queda. Basta lembrar o lançamento dos televisores de plasma, vários anos atrás. Um aparelho de 42″, sem nada de mais sofisticado, com resolução DVD (480p), custava 15.000 dólares, e teve gente que encarou.

Lembra desses televisores ou de quem os comprou? Aqueles mesmos que consumiam um montão de energia e deixavam a tela queimada se muito usada em um canal que exibisse constantemente seu logotipo ou em ambientes empresarias de apresentações contínuas…

Anúncios

2 Respostas

  1. Quem viu a apresentação da Samsung em São Paulo na sexta passada ficou impressionado com a qualidade. E tem um telão com capacidade de navegar na internet, coisas assim. Será que o posicionamento dos TVs LED não vai ser pelo topo, com mais funcionalidades, para depois baixar o preço com a escala? E o lado “verde” da tecnologia, não terá apelo forte com o andar da carruagem?Parabéns pelo Blog, muito bom!!!Andressa Gonçalves

  2. Quem viu a apresentação da Samsung em São Paulo na sexta passada ficou impressionado com a qualidade. E tem um telão com capacidade de navegar na internet, coisas assim. Será que o posicionamento dos TVs LED não vai ser pelo topo, com mais funcionalidades, para depois baixar o preço com a escala? E o lado “verde” da tecnologia, não terá apelo forte com o andar da carruagem?Parabéns pelo Blog, muito bom!!!Andressa Gonçalves

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: