Ainda o Twitter…

Amigos e amigas do orkut e de minha audiência na rádio perguntam cada vez mais sobre o Twitter… Hoje, a Allexandra, gaúcha que mora em Minas de novo provocou o assinto. Então, vou tentar dar uma explicação direta sobre o Twitter. E concluir antes de terminar: Sim, vale a pena usar o Twitter, se você é uma pessoa digital!

O Twitter é uma rede social, na árvore genealógica do orkut, do Facebook, do MySpace, com um cruzamento genético com as ferramentas de mensagem instantânea, como o MSN ou o Skype, mas que tem duas características que o tornam único:

A primeira é o tamanho das mensagens, só 140 caracteres, o que os especialistas chamam de “microblog”. Até sua biografia é limitada a 160 caracteres, o que exige um baita poder de síntese.

A segunda é a forma de relacionamento: é possível para um ‘twitteiro’ seguir quem quiser (desde que não seja bloqeuado) e também ser seguido por quem achar que deve (idem com a possibilidade de bloqueio).

Daí é possível organizar seus amigos por grupos (as comunidades são definidas por você, não pré-existem).

Como é fácil de ler e de ser lido, ele pegou rápido, e se consolidou na esteira da campanha do Barack Obama (olha ele aí inovando mais uma vez!).

O cadastramento é muito simples, no www.twitter.com, com o inconveniente de não ter uma versão em português, mas isso não é problema para grande parte das pessoas digitais, como as que estão lendo este blog. Daí é possível selecionar formas de notificação direto do Twitter (por exemplo, para um endereço de e-mail), ou então usar uma ferramenta como o TweetDeck, que organiza tudo em um painel de fácil uso e visualização. O TweetDeck ainda agrega a visualização ao Facebook, se você tiver uma ocnta por lá.

Na minha visão, o Twitter não substitui as mensagens instantâneas nem as outras redes sociais. É uma nova e evoluida forma de comunicação entre pessoas digitais, como nós. Precisa cuidar para não viciar, nem criar redes enormes de amigos, pois aí o tempo dispendido para atualizar os dados é muito grande.

Ela não tem recursos de inserir arquivos de aúdio, foto e vídeo, só a foto do perfil e links para outras páginas. Não permite também a comunicação por áudio e vídeo, como o Skype, o Google Talk e o Windows Live.

Mas o esquema dele de troca de bilhetinhos instantâneos entre amigos que selecionamos é muito interessante!

Não é necessário baixar nenhum programa para usar o Twitter. É só fazer o cadastro e começar a usar. Eu estou por lá como guymanuel.

Não custa tentar, fazer o cadastro, iniciar e buscar amigos e pessoas interessantes. Fica mais fácil, não só no plano pessoal, mas também no profissional.

Eu ainda vou postar matéria aqui sobre as possibilidades do Twitter para as empresas.

Anúncios

4 Respostas

  1. Testei o twitter e confesso que não me vejo utilizando a ferramenta com freqüência no momento. Mas acredito que o Twitter será uma ferramenta até mais usada que o MSN Messesenger, a partir do momento em mais e mais usuários possuírem telefones do tipo SmartPhone, que possuem acesso 24 horas ao Twitter no celular. Aí sim, contar ao amigos “o que estou fazendo” com mensagens curtas(um dos preceitos fundamentais do Twitter) fará sentido. “Estou indo ao cinema…alguém vai junto?!” ou “Fui ao restaurante X, que é ótimo”. Esse tipo de interação faz todo o sentido, quando o Twitter está disponível em suas mãos o tempo todo. Será uma forma de estar mais integrado aos seus amigos. Atualmente, usando o Twiiter no meu PC, o que posso dizer é: “estou sentando no meu escritório usando Twiiter!”. (não muito interessante para quem receber a mensagem. hehehe).

  2. Testei o twitter e confesso que não me vejo utilizando a ferramenta com freqüência no momento. Mas acredito que o Twitter será uma ferramenta até mais usada que o MSN Messesenger, a partir do momento em mais e mais usuários possuírem telefones do tipo SmartPhone, que possuem acesso 24 horas ao Twitter no celular. Aí sim, contar ao amigos “o que estou fazendo” com mensagens curtas(um dos preceitos fundamentais do Twitter) fará sentido. “Estou indo ao cinema…alguém vai junto?!” ou “Fui ao restaurante X, que é ótimo”. Esse tipo de interação faz todo o sentido, quando o Twitter está disponível em suas mãos o tempo todo. Será uma forma de estar mais integrado aos seus amigos. Atualmente, usando o Twiiter no meu PC, o que posso dizer é: “estou sentando no meu escritório usando Twiiter!”. (não muito interessante para quem receber a mensagem. hehehe).

  3. Mário,Você tocou num ponto importante que é uma falha no Twitter… o “O que estou fazendo agora” e suas variantes em outras linguas é absolutamente fora do contexto. Na verdade, é para você postar um microblog de no máximo 140 caracteres e mais os microlinks (estes extremamente úteis) permitem que você forneça informações importantes em tempo real, a seus seguidores, que pode até ser “estou indo para a academia”, ou “acabei de comer 3 lasanhas e arrotei!”.Mas eu venho usando o Twitter para ficar informado das coisas que me interessam que antes vinham por e-mail, depois por RSS e agora no Twitter. É, por assim dizer, a 3a geração da comunicação assíncrona pela internet que, se você tiver um smartphone ou estiver conectado o tempo todo, pode ser também em tempo real.Eu venho postando comentários curtos sobre temas que cubro em minhas palestras, meus comentários nas rádios e neste blog, e recebo também importantes subsídios de temas.Eu diria que hoje o Twitter é uma ferramenta muito importante para mim. Não deixei de lado o Skype, mas o MSN uso “on occasion”, e o e-mail vai virando jurássico, até por causa dos spams.

  4. Mário,Você tocou num ponto importante que é uma falha no Twitter… o “O que estou fazendo agora” e suas variantes em outras linguas é absolutamente fora do contexto. Na verdade, é para você postar um microblog de no máximo 140 caracteres e mais os microlinks (estes extremamente úteis) permitem que você forneça informações importantes em tempo real, a seus seguidores, que pode até ser “estou indo para a academia”, ou “acabei de comer 3 lasanhas e arrotei!”.Mas eu venho usando o Twitter para ficar informado das coisas que me interessam que antes vinham por e-mail, depois por RSS e agora no Twitter. É, por assim dizer, a 3a geração da comunicação assíncrona pela internet que, se você tiver um smartphone ou estiver conectado o tempo todo, pode ser também em tempo real.Eu venho postando comentários curtos sobre temas que cubro em minhas palestras, meus comentários nas rádios e neste blog, e recebo também importantes subsídios de temas.Eu diria que hoje o Twitter é uma ferramenta muito importante para mim. Não deixei de lado o Skype, mas o MSN uso “on occasion”, e o e-mail vai virando jurássico, até por causa dos spams.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: