Vídeo conferência sobre IP: Maduro e muito barato.

Já comentamos aqui sobre as vantagens de usarmos telefonia e vídeo pela internet, usando programas gratuitos como o Skype. Pois bem, se você ainda não usa, deveria estar usando.

Eu ia só contar que na Sigma Dataserv Informática, empresa que trabalho, já usamos rotineiramente o Skype para mensagens de texto e de voz entre nossos colaboradores em nossas bases operacionais de Curitiba, Ourinhos e Brasília, assim como também com clientes e parceiros.

Agora também implantamos facilidades de vídeo conferência nos três escritórios, usando o Skype, e, em cada base, uma TV de 42”, uma webcam e um microfone. Custo de instalação, por base: menos de R$ 2.500,00. Retorno sobre o investimento: menos de 2 meses, só com economia de custos de viagens e estadias.

Pois bem, eu estava, neste final de semana, zapeando a TV quando vi um programa da Oprah Winfrey, entrevistando a Kate Blanchett e o Brad Pitt, e as perguntas dos telespectadores eram feitas por vídeo, usando o Skype, e em alta definição. Resultado espetacular! Detalhe: a Oprah já usa esse recurso em seu programa e em seu webcast há quase um ano, só que eu não sou espectador assíduo de seu programa, confesso. Ela já até deu aulas sobre como usar o Skype, e, se você domina razoavelmente o inglês, pode acessar www.oprah.com e dar uma busca pela palavra Skype.

Nossa ouvinte e leitora do blog Allexandra, do Batel, manda mensagem sobre esse mesmo programa e pergunta se a qualidade da imagem não é por causa do patrocínio do Skype no programa da Oprah. Não, Allexandra, ali é merchandising, que, embora não deixe de pingar uma graninha na conta da emissora e na da apresentadora, testa o serviço em tempo real. É claro que a banda da internet é larga, mas nada diferente daquela que já dispomos aqui no Brasil, talvez acima de 2Mb, para ter aquela qualidade.

Mas o impressionante é a qualidade de áudio e vídeo. Minha pergunta feita da outra vez continua de pé: porque no Brasil ainda se usa timidamente um recurso tão poderoso quanto esse do Skype vídeo, que, além de tudo, é grátis? E outra, derivada da observação minha e da Allexandra:

Por quê as emissoras de TV não usam essa ferramenta nos programas que envolvem telespectadores, em vez daquelas cavernosas vozes de telefone comum?

Anúncios

8 Respostas

  1. Gostaria de saber que empresa em Curitiba poderia prestar esse tipo de serviço (instação teleconferencia por IP) através do skype…

  2. Gostaria de saber que empresa em Curitiba poderia prestar esse tipo de serviço (instação teleconferencia por IP) através do skype…

  3. A instalação é facílima… Se você se identificar, posso passar-lhe as dicas básicas.Abraços,Guy

  4. A instalação é facílima… Se você se identificar, posso passar-lhe as dicas básicas.Abraços,Guy

  5. com o skipe eu consigo realizar video conferencias com 3 ou mais usuários?gostaria de mais informaçoesmario pedromariopedro@globo.com

  6. com o skipe eu consigo realizar video conferencias com 3 ou mais usuários?gostaria de mais informaçoesmario pedromariopedro@globo.com

  7. Mario PedroO Skype funciona em videoconferência com mais de um contacto sim. Você precisa selecionar esses amigos -que devem estar online, com webcam e boa conexão internet- e adicioná-los à videoconferência.Funciona sim, mas o Skype não é projetado para isso, fica meio complicado monitorar as conversas com mais de 2 endereços conectados.Mas, para uso ocasional é muito bom!

  8. Mario PedroO Skype funciona em videoconferência com mais de um contacto sim. Você precisa selecionar esses amigos -que devem estar online, com webcam e boa conexão internet- e adicioná-los à videoconferência.Funciona sim, mas o Skype não é projetado para isso, fica meio complicado monitorar as conversas com mais de 2 endereços conectados.Mas, para uso ocasional é muito bom!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: