Obama Presidente: Novas Esperanças, Novas Mídias

Pois é, Barack Obama acaba de assumir como o 44º presidente dos Estados Unidos. Acompanhei com o máximo interesse, tanto para ver o que ele tinha para colocar ao mundo como pela diversidade de mídias que exibiram a cerimônia de posse.

Eu acompanhei em 3 veículos diferentes e simultâneos: na TV a cabo pela CNN, no meu laptop pelo Joost e no meu celular pela FoxNews. Sem sustos tecnológicos, o discurso do primeiro afro-americano a assumir o poder nas bandas de lá transcorreu sem problemas, salvo a gaguejada de emoção na hora do juramento.

Como a demanda deveria estar grande, achei que seria uma excelente oportunidade de fazer um test-drive de uma emissão de IPTV pelo computador (o Joost) , através de uma conexão WiFi e pela rede 3G de telefonia celular. Ao menos no quesito tecnologia, um sucesso absoluto! A imagem no Joost em uma tela de laptop de 13″ estava tão nítida quanto a da TV grande; num momento não resisti e conectei o laptop em outra TV grande, sem problemas, mas aí a limitação de resolução apareceu, o que era normal.

A rede celular foi a grande surpresa: achei que não ia conectar, que ia travar, que não daria para ver. Engano meu! Lá estava o Obama em miniatuta dizendo as mesmas coisas e ao mesmo tempo que na CNN… Fenômeno essa tecnologia digital!

Ah! O discurso do Obama: Ficando nas entrelinhas, quando ele falou em incentivar o uso da tecnologia digital e ampliar à totalidade a oferta de banda larga, deu para concluir que ele enxerga (com razão, a meu ver) que uma parte da solução para a crise global está no investimento em tecnologia e na inclusão digital para todo mundo, que pode gerar novos e melhores produtos e serviços a um universo cada vez maior de pessoas.

Mas, analisando o todo -e saindo do mundo da tecnologia- confesso que me empolguei com suas palavras. Um belo discurso, escrito, segundo li, por um jovem de apenas 27 anos. Ele aborda com coragem o cenário atual e os passos para sair da crise.

Resta saber se o jovem presidente vai conseguir executar seu belo portfolio de intenções. Eu torço que sim, e espero que as palavras do premier russo Putin sequem nas geleiras da Sibéria, quando ele diz que ‘as maiores esperanças são as que geram as maiores decepções’.

Pobre de um povo que tem medo de ter esperança, de sonhar e de tentar materializar suas aspirações.

Boa sorte, Barack Obama! E use bastante a tecnologia, até mesmo seu bom e velho BlackBerry…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: