O Skype Evolui… e Mostra o DNA do eBay

Desde que seus antigos donos Niklas Zennstrom e Janus Friis venderam o Skype por vários bilhões de dólares ao portal de leilões eBay, muita gente apostava que logo, logo, ele estaria totalmente modificado e perderia o encanto e a vantagem competitiva de um grande e inovador portal de telefonia IP. Pois bem, o Skype não foi totalmente pasteurizado pelo eBay, e manteve as características iniciais que encantaram milhões de usuários. O que esperar?

De início, dá para dizer que, como ferramenta de telefonia IP, o Skype continua sendo o mais fácil de usar, o mais abrangente e o que tem maior número de usuários. As novidades ficam por conta de suas novas funcionalidades, algumas desenvolvidas pela equipe do Skype, outras por terceiros. O simples fato de aparecerem aplicativos para o Skype feito por terceiros -que ganham visibilidade e até algum dinheiro com isso- mostra que a plataforma veio para ficar. Mas tem alguns pontos que podem gerar confusão.

Para quem ainda não tem o Skype, mas tem acesso por banda larga, ainda é negócio ir ao site do Skype e baixar o aplicativo. ele está em português também, e muito bem traduzido. Se você tiver um microfone e umas caixas de som, ou simplesmente um headset, você continua podendo falar de graça com qualquer usuário Skype no mundo.

O SkypeOut é o modo pré-pago de uso do Skype para você poder fazer chamadas locais, interurbanas e internacionais para praticamente qualquer telefone fixo ou móvel no mundo. As tarifas podem ser interessantes, especialmente para ligações ao exterior, cujos preços começam em 0,004 euros (um pouco mais de 1 centavo de real o minuto) para telefones fixos na América do Norte e em alguns outros países da Europa. Na outra ponta, o Skype perde para ligações locais para telefones fixos, assim como para celulares, dependendo do plano que você tenha contratado com sua operadora. Nas ligações interurbanas, a briga é boa com as principais operadoras VoIP nacionais, e isso sempre muda, é bom conferir.

O SkypeIn é o serviço receptivo de telefonia IP do Skype. Você assina quantos números quiser, em mais de uma centena de países, e facilita que outras pessoas lhe chamem pagando ligação local, ou no máximo DDD. Aqui também o terreno está competitivo, vale a pena comparar tarifas. O SkypeIn vem junto com um útil serviço de secretária eletrônica, que serve tanto para que seus contatos deixem seus recados de voz, como também para você mandar mensagens de voz a quem seja usuário Skype.

O chat do Skype continua muito bom, com maior segurança do que o MSN, por exemplo, e pode, perfeitamente, ser usado até no mundo corporativo. Particularmente, gosto mais do chat do GoogleTalk, que exibe um nível de segurança superior, mas não é um serviço tão difundido.

Mas agora quero comentar algumas funcionalidades recentes do Skype, que pouca gente conhece, mas vale a pena investigar. Falamos da versão 3.2.0.175, a mais recente disponibilizada pelo Skype.

Vá a Ferramentas>Faça Mais>Adquirir Extras e lá você verá uma infinidade de “add-ons” ao Skype, alguns totalmente grátis, outros pagos. Os que estiverem como “Grátis” é ver se serve e sair usando, embora muitos deles requeiram mais de um usuário para poder ser útil. Prefira os que tiverem o selo “Skype Certified“, que quer dizer que o Skype testou suas funcionalidades e garante que elas estão aderentes à sua plataforma. Os que têm um link “Experimentar” oferecem um período de teste grátis e depois, se você quiser continuar usando, tem que pagar uma licença de uso ou uma assinatura.

Eu, particularmente gostei do WhiteBoard Meeting, que é um quadro branco onde pessoas à distância podem rabiscar de forma cooperativa em cima de um quadro eletrônico. Muito bom e simples de usar em reuniões virtuais para discutir idéias que requeiram rabiscos ou desenhos de várias pessoas.

O High Speed Conferencing é interessante para vídeo-conferências pela internet e trabalho colaborativo em cima de documentos dos mais variados tipos. Aí, se você necessitar de imagens de vídeo em tempo real, vai ser necessário o uso de webcams nos pontos de captura de imagem e uma boa banda na internet para que a imagem não seja interrompida por “soluços” ou interrupções.

Na fase da brincadeira, o RingJacker é divertido, pois ele “sequestra” o ringtone de seu amigo com quem você está conectado. É seguro para ambos, não tem perigo… Se você tem boa memória musical, pode também tentar o Audio Whizztoness que, segundo os autores, permite que você tenha um ringtone exclusivo para cada contato, ou grupo de contatos.

Na parte de utilitários, para quem está na estrada e precisa de conexões sem fio, seja para seu laptop ou para seu telefone com WiFi, o JiWire Hotspot Finder for Skype promete ajudar você a encontrar pontos de conexão para o Skype em 134 países! Se você precisa escapar daquelas tarifas medonhas em aeroportos ou hotéis, pode ser a saída, especialmente se seu laptop tem acesso sem fio ou, melhor ainda, se você acaba de comprar um desses smartphones novinhos, que têm acesso WiFi e você definitivamente não gosta das tarifas cobradas por sua operadora de celular. Tente também o Speak and Translate Chats, que faz a tradução em tempo real de conversas de texto por chat no Skype. Embora a coisa fique no padrão desses tradutores simultâneos da internet, que de vez em quando dão umas bolas fora, ou quase sempre fazem uma tradução capenga, pode ser ótimo se você precisa da interlocução. A empresa Tumara oferece três programinhas que podem ter sua utilidade, o XS for Skype, que permite acesso remoto ao Skype e o XF for Skype que faz a transferência de chamadas recebidas. O PBX for Skype é um PABX virtual para sua casa ou sua empresa.

Se você quer criar um Call Center para sua empresa usando o Skype e acesso à internet, existem duas opções, o OnState ACD for Skype e o Sky-Click to Call Center.

Nos utilitários, você encontra vários que vão te dar acesso a rádios pela internet, ou então sincronizar seu Skype com seus sites de músicas preferidos, com o iTunes. Tem um a verificar que é o KishKish Lie Detector que se propõe a analisar o stress da voz de seu interlocutor e sugerir se ele/ela está mentindo. Se funcionar direito…

Ainda tem os programas de jogos e de comunidades, enfim, dá para explorar uma enorme variedade de facetas do Skype, que podem transformá-lo numa verdadeira plataforma multi-uso de comunicação pessoal ou corporativa.

Mas atenção: esses programas estão quase todos em inglês, e, salvo se você dominar bem o idioma de Shakespeare e tiver pouco stress com computador, é bom buscar a ajuda de um especialista para personalizar o Skype com todas essas novas funcionalidades.

Para não ficar só no software, se você tem uma conexão de bnada larga mas continua adepto do telefone, existem centenas de modelos de telefones IP na praça que é só plugar na rede e sair falando. Alguns têm até as teclas de navegação do Skype, o que facilita bastante. E se você tem aparelhos telefônicos sobrando, pode ser uma boa comprar uma caixinha ATA (Analog Telephone Adapter) que serve para ligar seus aparelhos na numa conexão de rede local. É coisa de 30 reais.

Enfim, existem muitas novidades no ‘velho’ Skype. Com elas, a cara do eBay aparece forte, transformando-o em um enorme bazar de múltiplas utilidades. É uma mudança bem grande de rumos em cima da proposta original dos escandinavos que o criaram e agora vão de Joost, para mais uma vez tentar revolucionar a internet, Mas esse é outro tópico, para outro dia.

E, antes de você pensar em eliminar de vez seus telefones fixos e celulares, de casa ou da empresa, lembre-se: ainda não chegou a hora. Mas, com certeza, é um bom momento para você melhorar a qualidade de sua comunicação e, de quebra, economizar uns bons trocados. Boa sorte!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: