Terminal Guadalupe – Inovando na Distribuição da Arte Musical

Hoje, 23 de julho de 2007, tivemos o prazer de receber no 91 Minutos o Dary Júnior (vocalista Terminal Guadalupe) e o Antonio Júnior, da Polvo, que nos mostraram a inovadora e criativa forma de apresentação do novo album da banda, em pen-drive.

O álbum “A Marcha dos Invisíveis”, da banda independente curitibana Terminal Guadalupe, chega com edição promocional e limitada em Memória USB, também conhecida como pen drive. É o primeiro dispositivo (512 MB de capacidade) do gênero lançado por um grupo brasileiro – no exterior, Keane, The Fratellis e White Stripes já utilizaram a nova mídia, enquanto o clássico álbum “Exodus”, de Bob Marley, foi reeditado neste formato.


Além dos arquivos de áudio em excelente qualidade (taxa de compressão a 320 kbps), a memória portátil traz vídeos, fotos, papéis de parede, textos e links recomendados. A primeira tiragem vem com caixinha de madeira, proteção de espuma e manual de operação.


Por tudo isso, cada unidade de Memória USB do Terminal Guadalupe vai custar R$100 e será vendida apenas por e-mail. A intenção inicial era – e ainda é, segundo os integrantes do grupo – oferecer uma versão mais simples do pen drive por R$30, mas a banda não conseguiu patrocínio para baratear esta tiragem. Os próprios integrantes bancaram o projeto gráfico e o desenvolvimento do sistema de navegação pelo dispositivo, feito pela agência de comunicação Polvo.

A busca de novas formas de divulgação da arte -não só musical- parece ser inevitável, em tempos de internet. No ano em que mais músicas são vendidas pela web do que em meio físico, (o que ainda não ocorre no Brasil), a forma encontrada pela banda curitibana é bastante criativa e original, em nosso mercado.

O trabalho é de qualidade indiscutível, e sinaliza a busca de novas mídias para apresentar a criação musical. Do ponto de vista de oferecer uma nova opção ao mercado, Terminal Guadalupe sai na frente, no mercado brasileiro.

Interessante notar que o grupo tem perfeita sintonia com o potencial das novas mídias digitais, e, se essa experiência vingar, eles prometem não parar por aí.

Vamos torcer pelo sucesso do grupo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: