>Há mais de uma década, John Gage pronunciou a famosa frase e a SUN vem dizendo que “The Network is the Computer.” Essa talvez tenha sido a frase de maior visão estratégica, mas, ao mesmo tempo, custou à SUN uma posição que poderia hoje representar a liderança de mercado. Mas a SUN queria que a rede e a tecnologia fossem de sua concepção. A internet manteve a visão, mas não a sua materialização, de forma diferente.
Na data de postagem desta matéria (28/06/2007), FRANCISCO MADUREIRA, Editor do UOL Tecnologia, publica interessante entrevista com Asa Dotzler, fundador da Mozilla, que prevê que a versão 4 do navegador Firefox vai apostar na centralização de recursos de redes sociais e na aproximação de pessoas.
A entrevista vale a pena ser conferida na íntegra. Mas vale a pena reproduzir aqui sua visão do browser, que mostra que, finalmente, a rede é o que conta:
![]() Asa Dotzler (à dir.), co-fundador da Mozilla
|
![]() |
![]() |
O guru da Mozilla faz uma previsão ainda mais drástica: o futuro será a Web, e não o computador. “O navegador será praticamente um sistema operacional em segundo plano, carregado de programas como processador de texto, planilhas, apresentações, e-mails e mensagens instantâneas, todos acessados pela Internet.”
Quem está no ramo de TI já não pode duvidar que a rede é o computador, ou, talvez até o inverso, que o computador é a rede.
Tanto faz… o fato é que, provavelmente, o Windows Vista representa a última geração de um sistema operacional pesado que faz tudo em um computador pessoal, onde a internet é apenas um conduto entre o seu e os demais computadores do mundo.
Chegamos ao futuro.