Papi Noel Chegando II: Câmeras Fotográficas e Filmadoras Digitais

No 91 Minutos de hoje, cobrimos 4 grupos de produtos, aparentemente sem nada a ver mas que, com um pouquinho de análise, podem ter alguma superposição. Vamos começar com a s câmeras e as filmadoras digitais, e em outra postagem, os tocadores de mp3 e os celulares.

As câmeras digitais estão cada vez com mais megapixels e menos reais. Enquanto no começo do ano as top de linha eram de 4 a 5 Mp, agora o mercado já oferece como referência as câmeras de 6 e 7Mp, indo até 10 e 12Mp, mesmo nas máquinas compactas, ditas populares. Na faixa de R$600 a R$ 1.500 você encontra quase todas elas.

O segredo principal dessas maravilhas da eletrônica está na qualidade das lentes. As lentes Zeiss, Nikkor e Canon normalmente são muito boas, e equipam muitos modelos com preços atraentes. Uma boa pedida é um zoom ótico maior que o padrão de 3x. Hoje já existem vários modelos com zoom 10x (ótico), que permitem desde fotos panorâmicas (grande angular) até as com teleobjetiva, catando o detalhe de um objeto ou pessoa bem longe. É preferível pagar mais pela lente do que por mais megapixel, pois a maioria das fotos acabam ficando ou no computador ou sendo impressas em tamanho não maior do que 20x30cm. Aí qualquer coisa acima de 5 Mp serve como resolução máxima.

Se você optar por uma lente com zoom ótico maior que 5, prefira as máquinas que tenham um software estabilizador de imagem, para que o detalhe daquela ave rara que você está vendo à distância não saia tremida. E note que existem muitos tipos de aves raras, especialmente no verão…

Prepare para gastar uma meia centena de reais em um cartão de memória de uns 2 Gigabytes, para poder armazenar bastante coisas, e também invista em um tripé pequeno e uma boa bolsa para carregar tudo isso. Claro, um carregador de bateria vem junto, mas é bom ter uma bateria extra, para não ficar “na mão” bem na hora que o disco voador aparecer.

Esgotado o tema? Claro que não! Vou dar mais uma dica: se você não faz muitos filmes nem faz questão de exibí-los com freqüência para os amigos, nem pensa em lotas o YouTube com seus vídeos favoritos, use sua câmera digital como filmadora. Ela vai ter talvez 80 a 90% de todos os recursos que você vai precisar e a filmadora é dispensável.

As filmadoras digitais são indicadas para os diretores de cinema amador que acreditam mais no movimento do que na imagem estática. Tem muita coisa boa no mercado, na faixa de 2 a 4 mil reais. Lentes são fundamentais, e faça um teste, antes de comprar, filmando objetos parados (um quadro, por exemplo), de várias distâncias, aproximando e afastando com o zoom; depois vá para fora e comece a filmar o ceu e paisagens, vendo como a câmera resolve as mudanças bruscas de luminosidade e distância.

O peso também deve ser levado em conta. Com os acessórios, elas podem pesar e cansar suas mãos e braços de artista. se você não for saindo sempre por aí atrás da cena, no melhor estilo de repórteres policiais, pense em um tripezinho para produções mais contidas.

O meio de armazenamanto também é importante: as máquinas com memória flash são limitadas em tempo de gravação, embora algumas tenham a possibilidade de troca quando o cartão fica cheio. Outras trazem a gravação em CD, DVD ou variações mini dessas mídias. Eu não gosto muito, pois eles dão mais defeitos e aí você perde todo o seu trabalho. Se couber no seu orçamento, prefira um modelo com HD interno (dico magnético, como so computadores). Com 20 a 40 Gb você tem espaço para filmar muita coisa em qualidade boa (a imagem, o enredo fica por conta de seus dotes fellinianos).

Mas, sobretudo pense antes de iunvestir numa filmadora digital, pois eu conheço muito pouca gente que tem e usa de modo a justificar o investimento. Normalmente, após a febre inicial, ela vai para o fundo de um armário e às vezes até fica esquecida na casa de um amigo que pode nunca mais devolver.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: