WebMail ou ClientMail?

A Beatriz manda um e-mail onde defende o uso de bons webmails disponíveis no mercado, que vou partilhar com vocês e comentar:

“Guy, acho inviável ficar trocando de email periodicamente. Claro que os amigos podem acostumar com isso, mas acho muito chato.
Acho que a melhor solução é ter um bom anti-spam.
Eu por exemplo só uso um client de email (o Thunderbird) no trabalho, ele tem um anti-spam bacana. Mas me acostumei (MUITO) a usar webmail. Em casa só uso webmail. Os problemas com spams sao bem menores, afinal uso principalemente Gmail e Yahoo, ambos com excelentes anti-spams. Cancelei meu Hotmail pq vinha milhoes de vezes o mesmo tipo de mensagem que eu ja havia marcado como spam, ou seja, serviço muito ruim do Hotmail. E o pessoal mais ingênuo por aí não consegue distinguir um bom serviço de email.”

A Beatriz tem razão em suas colocações, e o webmail já é dominante entre os produtos e serviços de e-mail. Para uso individual, é imbatível, em especial o GMail e o Yahoo!. O Hotmail da Microsoft poderia fazer seu dever de casa um pouco melhor e preservar a segurança e a privacidade de seus usuários.

Para usuários corporativos, a coisa pode ser um pouco diferente, todavia. Muitas empresas preferem o ClientMail (normalmente Exchange/Outlook, ou Oracle Collaboration Suite, dentre os mais requisitados) por estratégias empresariais de TI. É mais fácil manter uma rede de mensagens com os clientes administrados internamente. Mas mesmo nesses casos, o usuário remoto vai acessar seus correios por webmail, quando fora da rede corporativa.

O que me intriga nesses WebMail (eu os uso, inclusive para comunicações neste blog) é que, além do tráfego que Google, Yahoo! e Microsoft geram, e com isso receitas gordas de anúncios dirigidos, devemos nós, meros usuários, estar abrindo mão de nossa privacidade. Os esquemas de monitoramento de tráfego, de data-mining e mesmo de ação predadora não podem ser subestimados. Posso estar enganado. Vou continuar usando, mas… com um pé atrás.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: