>Por quê está crescendo tanto o numero de virus e trojans?

>O ouvinte Anderson pergunta, por e-mail:
“Por quê está crescendo tanto o numero de virus e trojans?
Eu recebo por dia no minimo uns 20 tipos de emails, cartões, fotos, etc todos com virus.”

São vários os motivos, Anderson, mas os principais são:
1- Cresce o número de interanautas, hoje mais de 1 bilhão; crescem juntos os malfeitores
2- A internet é, por natureza, aberta e quase anárquica, o que dificulta controle
3- O e-mail é fácil de replicar, e compra-se listas com milhões de contas por poucos reais, e o “efeito pirâmide” aqui aparece de forma avassaladora
4- 90% ou mais dos usuários têm o Windows, o que faz o alvo ainda mais atraente. Isso não quer dizer que quem está com outro sistema operacional está livre de virus, trojans, spyware, etc.. O software é, por natureza, imperfeito e sempre há um modo de torná-lo vulnerável. Questão de prioridade e de escala para os criminosos.

Uma alternativa para você não receber tanto lixo é mudar de vez em quando seu endereço eletrônico. É uma dica simples, mas eficaz. Dá um pequeno transtorno, mas no fim seus amigos de verdade se acostumam. Outra coisa: use sempre programas anti-virus e anti-spyware, além de, preferencialmente, usar um provedor de internet que te dê um filtro anti-spam.

2 Respostas

  1. >Esse lance de virus para mim é coisa do Bill Gates, que quer dominar o mundo. Aí ele pode cobrar cada vez mais caro pelos infames produtos dele…Abraço, parabéns pelo 91 Min

  2. >Guy, acho inviável ficar trocando de email periodicamente. Claro que os amigos podem acostumar com isso, mas acho muito chato.Acho que a melhor solução é ter um bom anti-spam.Eu por exemplo só uso um client de email (o Thinderbird) no trabalho, ele tem um anti-spam bacana. Mas me acostumei (MUITO) a usar webmail. Em casa só uso webmail. Os problemas com spams sao bem menores, afinal uso principalemente Gmail e Yahoo, ambos com excelentes anti-spams. Cancelei meu Hotmail pq vinha milhoes de vezes o mesmo tipo de mensagem que eu ja havia marcado como spam, ou seja, serviço muito ruim do Hotmail. E o pessoal mais ingênuo por aí não consegue distinguir um bom serviço de email.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: