>A Era das Contrações – e Contradições

>Parece incrível: em plena era da globalização, parece que vivemos movimentos contraditórios que levam aos fundamentalismos e protecionismos de vários passados. No tema fundamentalista, além dos praticados por países e grupos islâmicos seletos -mas crescentes, sem trocadilhos- outras formas menos perceptíveis estão ocorrendo em movimentos perigosamente tectônicos.

Os Estado Unidos claramente vivem uma era fundamentalista, sob a batuta de Bush e no desenrolar de atitudes pós-9/2001; a Igreja Católica vive momentos igualmente contrários à evolução da história; a América do Sul afunda-se no populismo demagógico e assistencialista, de A a V, da Argentina a Venezuela, e parece que a coisa se espraia, numa visão da década de 50n sem os encantos daquela época.

Se formos examinar movimentos africanos, vemos que a ordem é fundamentalizar, ou seja, princípios imexíveis se sobrepujando à lógica, ao bom senso e a regras mais elementares de convivência.

O fundamentalismo depredatório é contraposto ao fundamentalismo ecológico, e aí só aumenta a devastação e as evoluções sustentáveis são contestadas por movimentos dos eco-xiitas.

Quanto menor o PIB per capita de um país, mais o fundamentalismo de assegurar os direitos das elites se prevalece sobre o bem comum; o contraponto é a linha populista da distribuição forçada de renda e o centralismo do Estado, que nada mais faz do que acentuar as diferenças.

O fundamentalismo de proteger o sabiá de pelo dourado (que nem existe) é oposto à recusa dos Estados Unidos em aderir ao Protocolo de Kioto, que, em última análise, beneficiaria a própria nação americana.

O incrível é que tudo isso ocorre diante da mais profunda revolução tecnológica, epitomizada pela internet, que, por sua vez, permite a disseminação de barbaridades ao mesmo tempo que abre janelas incríveis ao conhecimento humano.

Será que temos saída?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: